A GDBR, subsidiária brasileira do grupo Toyoda Gosei, anunciou uma nova unidade em Itapetininga para 2024 e a expansão da atual fábrica em 2022. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa Nobuo Watanabe em reunião com a prefeita Simone Marquetto (MDB) e o secretário de Governo, Carlos Eduardo Pagioro. “Haverá crescimento de 30% na geração de emprego. Hoje a planta de Itapetininga fabrica 40 mil peças de carros por dia. Fico muito feliz e agradeço por escolher Itapetininga que sempre está de portas abertas para novos investimentos”, disse a chefe do Executivo.
De acordo com o presidente Nobuo Watanabe, o principal mercado é a Argentina. Com a expansão da fábrica no próximo ano, o prédio passará de 1500 metros quadrados para 2920 metros quadrados em 2022. Com a nova fábrica em 2024, o local também irá produzir equipamentos de segurança e de volantes. Serão 4500 metros quadrados. Aumento de 30% no quadro de empregos diretos.
A unidade de Itapetininga, inaugurada no dia 13 de abril de 2016, é a primeira fábrica sul-americana da empresa japonesa. A indústria fabrica produtos de plástico, borracha e led para o setor automotivo. No Brasil, a GDBR atende atualmente fábricas da Toyota no Brasil (Indaiatuba-SP e Sorocaba-SP) e Argentina, além das unidades da Honda Brasil (Sumaré-SP e futuramente Itirapina-SP) e também a da Nissan Brasil (Resende-RJ).
Sobre o Grupo Toyoda Gosei
A palavra gosei, ou “gossei”, como é pronunciada pelos japoneses, significa “sintético” no idioma natal da empresa. Com cerca de 35 mil trabalhadores em 67 unidades instaladas em 18 países, o grupo Toyoda Gosei desenvolve tecnologias e produtos feitos de polímero, borracha e semicondutores óticos. Semicondutores óticos são os principais componentes das lâmpadas de led.
Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade que emita menos carbono e dependa menos do petróleo, criando itens cada vez mais leves e eficientes energeticamente.
A Toyoda Gosei surgiu como uma divisão do grupo para pesquisa e desenvolvimento com borracha. Tornou-se uma empresa independente na década de 1940. Hoje, com sua expertise na área química, o grupo também produz para os setores de eletricidade, telecomunicações, máquinas, equipamentos médicos, entre outros.