A mais nova unidade fica na vila Nova Itapetininga e está preparada para atender, além de crianças e adolescentes do próprio bairro, participantes das localidades próximas.
Já na entrada, crianças fantasiadas de todas as unidades do “Parada Jovem” entregavam flores artesanais a cada convidado que chegava. O presente foi confeccionado pelos próprios alunos durante as aulas de artesanato, um dos mais de 10 cursos oferecidos gratuitamente nos espaços.
Com sua flor nas mãos, a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, idealizadora do programa, se emocionou ao lembrar da origem do programa e destacou a participação de jovens na concepção do, então, projeto.
“Foi bem no comecinho da minha primeira gestão, em janeiro. Os jovens chegaram de jaqueta preta de couro e eu os recebi no gabinete. Eles reivindicavam melhorias para os jovens, eles reivindicavam conhecimento, eles reivindicavam algo que fizesse com que as crianças permanecessem longe das drogas e da criminalidade. O nome ‘Parada Jovem’ veio quando eles me questionaram – ‘Essa ‘parada’ vai para frente? – Aconteceu”, enfatizou Simone ao lado dos jovens Seme Khaled, Naíle Carolina e Vítor que, em 2017, participaram da reunião com a prefeita.
Bons exemplos de excelentes resultados da iniciativa não faltam. Alunos que um dia frequentaram as unidades do Parada Jovem, atualmente se destacam no mercado de trabalho e já aprofundam seus conhecimentos em cursos de nível superior. Jovens como Pedro Henrique, aluno na Campus do Instituto Federal de São Paulo – IFSP; como a Cristiane que cursa Gestão na Fatec, ou ainda, como o Marcelo que trabalha em uma distribuidora de bebidas e a Nicole, colaboradora em uma hamburgueria representaram dezenas de adolescentes que já traçam novos rumos para suas carreiras graças ao aprendizado e estímulos oferecidos pelo programa.
“Esse programa foi construído junto com eles, junto com a sociedade. Eles ajudaram na escolha de cada detalhe, de cada atividade. Eles fazem parte da nossa gestão. Eu sempre repito – Nossa vida é feita de escolhas e vocês escolheram o melhor caminho”, concluiu, emocionada, a prefeita Simone Marquetto.
Prestigiaram a solenidade, além da prefeita Simone, seu Vice, Jeferson Rodrigo Brun; secretários municipais; vereadores; a parceira no programa e coordenadora da escola de idiomas Skill, Janaína Drawanz; o coordenador do Projeto Superação, Gustavo Feichtenberger, além de professores, voluntários e diversos convidados.
PROGRAMA PARADA JOVEM
Idealizado com a participação de jovens na gestão da prefeita Simone Marquetto, o “Parada Jovem” foi criado em 2018, inicialmente na Vila Arruda, e atende crianças e adolescentes de 08 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social com diversas atividades culturais, esportivas, pedagógicas e recreativas.
Atualmente, cinco pólos do programa estão estrategicamente distribuídos na cidade. Com a mais nova unidade, inaugurada na vila Nova Itapetininga, a expectativa é de que, ao todo, aproximadamente 600 jovens sejam atendidos com a proposta de promover a reflexão dos adolescentes em relação às suas escolhas profissionais, mercado de trabalho e escolaridade, além de estimular a participação em atividades artísticas, culturais, esportivas e socioambientais.
Coordenado pela secretaria de Promoção Social, todas as atividades são inteiramente de graça e entre os cursos disponibilizados estão: inglês, música, de orientação profissional, informática, artesanato, teatro, canto, ritmos entre muitos outros.
Para ter mais informações ou se inscrever, os jovens interessados devem procurar a unidade mais próxima do Parada Jovem, levando o RG e CPF (se tiver) e um comprovante de residência. É obrigatória a presença de um maior responsável no ato para assinatura da inscrição.
SERVIÇO:
Programa Parada Jovem
Público – crianças e adolescentes de 08 a 17 anos
Unidades para informações e inscrições:
Parada Jovem I – Rua Itapeva, 395 – Vila Arruda
Parada Jovem II – Rua Aparício Vieira, 470 – Jardim Shangrilá
Parada Jovem III – Abigail Holtz de Moraes, 490 – Vila Mazzei
Parada Jovem IV – CEU das Artes – Rua Francisco Senger, 160– Parque São Bento
Parada Jovem V – Rua Osvaldo Gonçalves da Silva Viana, 30 – Vila Nova Itapetininga (antigo prédio da EMEIF Profª Helena de Oliveira Plens”
Horário – de segunda a sexta (exceto feriados), das 13 às 21 horas
Documentos necessários para inscrições – RG, CPF (se tiver) e comprovante de endereço. É obrigatória a presença de um maior responsável








