A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, aderiu à campanha Business Ambition for 1.5ºC e ao Science Based Target Initiative (SBTi), movimento que busca promover a redução das emissões de gases de efeito estufa e a transição global para uma economia de baixo carbono. O anúncio representa também a adesão da Suzano à campanha “Race to Zero”, uma coalizão apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne líderes comprometidos a atuar em uma recuperação saudável, resiliente e com o objetivo de estimular a descarbonização da economia mundial.
A adesão ao SBTi reforça o compromisso da companhia em assumir uma posição relevante nas discussões mundiais sobre os efeitos causadores das mudanças climáticas.
”É fantástico termos a Suzano se juntando à campanha ‘Race to Zero’. A empresa tem mostrado uma forte liderança em promover a compreensão de como o setor florestal pode contribuir para esse movimento global. Estamos orgulhosos de tê-los como parceiros no engajamento de outras companhias e governos a atingirem o objetivo de 1.5oC”, afirma Gonzalo Muñoz, COP26 High-Level Climate Champions.
A Suzano já conta com compromissos voluntários de reduzir suas emissões e ampliar a remoção de gases do efeito estufa da atmosfera, os quais compõem os “Compromissos para Renovar a Vida”, um conjunto de 14 metas públicas de longo prazo estabelecidas pela empresa e que podem ser acompanhadas em https://centraldeindicadores.suzano.com.br/metas-de-longo-prazo/.
Em relação aos objetivos já divulgados pela empresa, ao aderir às iniciativas a Suzano se compromete a estabelecer, em um prazo de até dois anos (conforme estipulado pela iniciativa), uma meta alinhada ao cenário climático de redução de emissões que limite o aquecimento global a até 1.5°C acima dos níveis pré-industriais e aos critérios e recomendações da Science Based Target Initiative, considerando a emissão própria e a emissão da cadeia de valor.
A empresa também atuará na promoção de campanhas para engajar outros atores e contribuirá com o SBTi para promover a evolução e o aprimoramento das metodologias relacionadas ao setor de florestas plantadas, papel e celulose e à realidade de empresas que já estão em uma jornada histórica de descarbonização, como é o caso da Suzano.
“Estamos desenvolvendo, a partir da árvore plantada, novos produtos, que podem substituir materiais derivados de fontes fósseis, e também temos a nossa atuação diretamente ligada à captura de carbono da atmosfera. Mas queremos ir além, e com a adesão à campanha Business Ambition for 1.5oC, ao SBTi e à campanha ‘Race to Zero’, atuaremos para reunir mais atores, seja da iniciativa privada, seja da esfera pública, na discussão de como podemos avançar em direção a uma economia de baixo carbono”, diz Walter Schalka, presidente da Suzano.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br








