Pais que moram em Itapetininga, no estado de São Paulo, e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma para seus filhos, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 159 escolas no Brasil, abriu a primeira escola com este perfil na cidade, com vagas disponíveis para alunos a partir de um ano e meio até os 5anos de idade, com início das aulas em 31 de janeiro de 2022 e expansão para o Ensino Fundamental em 2023. Em nível nacional, a rede tem mais de 30 mil alunos, nas séries de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, mais conhecido como High School.
O grande diferencial da Maple Bear é seu currículo canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico de excelência.
A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com a exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em Inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em Inglês e 25% em Português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental/ Elementary) passa a ser 50% em Inglês e 50% em Português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.
Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões e ensino colaborativo, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como Linguagem, Matemática, Ciência, Tecnologia da Informação, Estudos Sociais, Música, Artes E Movimento. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e utilizados nos centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e mais autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.
Primeira escola de ensino regular bilíngue da cidade
De mudança de cidade e levando na bagagem a experiência das filhas matriculadas em uma escola da Maple Bear, Luana Zambrotta, levará a metodologia canadense para o seu novo local de moradia e trabalho. Em Itapetininga, no interior de São Paulo, a advogada reencontrou Priscila Pellegrini, uma amiga que é mestre em Educação, possui mais de 20 anos de experiência na área educacional, e que coincidentemente atuava como Coordenadora Pedagógica em uma Escola Maple Bear(Piracicaba). Juntas, as duas investiram na implantação da primeira escola de ensino regular 100% bilíngue da cidade. Com uma estrutura de 750m² apenas para atender alunos da Educação Infantil e com salas de aulas de até 70m², a Maple Bear da cidade em questão também oferecerá atividades extracurriculares.
“Sempre acreditei no ensino bilíngue. Por este motivo, minhas filhas ingressaram em uma escola da Maple Bear. O conceito da metodologia canadense de imersão na língua inglesa desde os primeiros anos me encantou. Quando tivemos que nos mudar, quis levar o mesmo nível de educação para a nova cidade. Identifiquei uma defasagem neste quesito e uma grande oportunidade de investimento, ainda mais com a contribuição da minha sócia, que possui vasta experiência em ensino bilíngue. Ofereceremos às crianças da região um ensino de qualidade, reconhecido como um dos melhores do mundo”, revela Luana, owner da escola que contará com a visita de professores canadenses para o treinamento do corpo docente.
Para trazer ainda mais diferenciais à escola, a Maple BearItapetininga fechou parceria com uma empresa de alimentação saudável com o objetivo de oferecer refeições balanceadas para os alunos, além de um acompanhamento nutricional personalizado. Com uma sala modelo pronta, as visitas e reservas de matrículas já estão disponíveis para os pais interessados em ingressar os filhos na rede de ensino bilíngue. Para aqueles que iniciarem na escola no ano de fundação, a Maple Bear local oferece uma bolsa vitalícia nas mensalidades até a formação do aluno, além de isenção na taxa de matrícula em 2022.
“Com a chegada da Maple Bear na região, geramos mais de 15 empregos diretos, sem contar com as contratações de mais de 100 prestadores de serviço durante a fase de obras. Nossa expectativa é crescer na cidade, por isso, em 2022 iniciaremos a construção do novo prédio com foco no Ensino Fundamental. A previsão é de inaugurarmos o segundo endereço entre”, finaliza Luana.
Atendimento a imprensa – Maple BearDFREIRE Comunicação e Negócios Tel.: (11) 5105-7171 Rafael Machado – [email protected] Marcela Baptista – [email protected]Élida Gonçalves – [email protected]Caroline Souza – [email protected] |