No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, celebra o protagonismo das mulheres nos setores industrial e florestal das suas operações. Nos últimos anos, a empresa tem investido na construção de um ambiente inclusivo e igualitário, que promove a diversidade de gênero, cor, faixa etária, etnia e orientação sexual.
“Por meio do Grupo Plural, movimento formado por colaboradores e colaboradoras da empresa, temos fortalecido cada vez mais a presença de mulheres no mercado, de diversas gerações, dando a primeira oportunidade para que elas possam se desenvolver. Uma das nossas metas de diversidade é atingir 30% de mulheres e pessoas negras em cargos de gerência e acima até 2025”, conta Flávia Adrião, gerente de Gente e Gestão da Suzano.
A engenheira florestal Carolina Viana é um exemplo de protagonismo feminino no setor. Aos 25 anos, tornou-se supervisora de Colheita da Suzano, área tradicionalmente ocupada por homens. Por meio do Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF), que conta com o apoio da companhia, Carolina se destacou e ganhou um espaço na empresa, em que atua há um ano e seis meses.
Segundo ela, a companhia tem um ambiente inclusivo e acolhedor, que ajudou a desenvolver as suas habilidades e competências profissionais. “Sempre estou aprendendo ou passando por novas experiências, seja conversando com alguém de outra operação ou até mesmo da indústria. A Suzano é um mundo de oportunidades e de aprendizados”, relatou.
Para a engenheira, hoje o setor florestal é composto majoritariamente por homens. “O que me dá esperança é ver a virada e mudança de cultura estrutural com iniciativas que a Suzano tem para abrir e quebrar o paradigma de que o trabalho de campo é somente de força bruta. Acredito que o campo é diferenciado por perfis e não por gênero; quem quer realmente pode e deve, sim, ter oportunidade”, completou.
Fazer parte da Suzano é motivo para se orgulhar, afirma. “Foi um longo e trabalhoso caminho para estar aqui, e me vejo hoje numa posição privilegiada por estar em um cargo de liderança. A Suzano hoje é referência em muitos assuntos do setor florestal e, agora, está fazendo a diferença também quando falamos em diversidade”, contou.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br