O município de Itapetininga faz parte agora do Mapa Turístico Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país.
A certificação foi homologada pelo Ministério de Turismo e, com a inclusão, a cidade passa a fazer parte oficialmente da Região Turística Veredas da Mata Atlântica, uma das 322 regiões turísticas incluídas no Mapa do Turismo 2022.
Além de projetar nacionalmente o município no segmento turístico, a incorporação de Itapetininga ao Mapa Turístico Brasileiro coloca a cidade como prioridade para melhor definição e desenvolvimento de políticas públicas para o setor, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Em fevereiro deste ano, a então prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, antecipou em suas redes sociais o interesse e cadastramento do município para inclusão no instrumento com a assinatura do Termo de Compromisso do Programa de Regionalização do Turismo. A certificação oficial passou ainda pela homologação dos gestores estaduais e, posteriormente, pela validação do Ministério do Turismo.
“Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, no site oficial do Governo Federal.
Além de Itapetininga, apenas outros quatro municípios do estado de São Paulo fazem parte da Região Turística Veredas da Mata Atlântica: Piedade, São Miguel Arcanjo, Sarapuí e Tapiraí. Ao todo, o Estado tem 160 cidades no mapa.
Mapa do Turismo 2022
O Mapa do Turismo é uma iniciativa que norteia a definição de recursos e de políticas públicas com foco no desenvolvimento do setor. Reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.








