O presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Itapetininga, Eder Vieira, acredita que o município deve explorar mais o seu potencial turístico e investir mais na área nos próximos anos. “Vejo o potencial que Itapetininga tem no turismo e isso pode ser explorado mais. O turismo é uma indústria limpa que traz o dinheiro sem poluir ou agredir o meio ambiente. À frente do conselho espero plantar sementes para colher resultados no futuro”, afirma.
Segundo ele, o turismo pode fomentar a economia da cidade. Os setores de passeios, hospedagem em geral, bares, restaurantes e comércio podem se beneficiar mais com o aumento do fluxo de turistas. “Todos que passam e pernoitam em Itapetininga trazem uma renda para a cidade. O turista ajuda a manter empregado desde o recepcionista do hotel, ao frentista, garçom e padeiro”, diz.
O principal diagnóstico identificado, pela Secretaria de Cultura e Turismo e COMTUR, é que há um potencial de diversos segmentos do turismo em Itapetininga,, sobretudo aqueles voltados para o turismo de negócios, comercial e de saúde, na medida em que a cidade possui um status de polo regional de atração nesses setores, devido às suas indústrias, comércio e hospitais.
Esses três segmentos atraem diversos visitantes das cidades vizinhas, da região e de outras localidades para o município durante os dias de semana, trata-se, assim, de um fluxo específico, em que os aspectos culturais, tradicionais e históricos passam ao largo dos visitantes.

Há ainda um outro segmento do turismo, que é o pedagógico, também fator que atrai estudantes de diversas cidades próximas ao município, tanto nos níveis médio, técnico e superior. Assim como os outros segmentos, trata-se de um fluxo que se concentra principalmente no meio de semana.
Segundo ele, também há o turismo religioso que se realiza em tomo das festas, dos eventos (Cerco de Jericó, Cenáculo, Dia da Nossa Senhora Aparecida, Festa do Milho, Festa do Divino realizadas pelas igrejas católicas e das celebrações das igrejas evangélicas que ocorrem durante todo o ano e que atraem devotos de várias cidades da região, do Estado de São Paulo e de outros estados do país), das visitas dos prédios históricos das igrejas católicas e evangélicas, cujas datas e eventos de celebração de seus calendários já estão incorporadas entre os diversos itapetininganos.
O turismo rural também pode ser fomentado em Itapetininga, principalmente os aspectos de resgate das características histórico-culturais que se vinculam aos modos de vida e à cultura caipira e tropeira, na qual o município está inserido. No resgate das tradições, os aspectos que constituem esse modo de vida, que dá o tom da tranquilidade que os habitantes locais cultivam em seus cotidianos, se relaciona com distintas dimensões que definem a cultura caipira e tropeira. Ou seja, ela pode tanto estar atrelada à religiosidade, nos diversos eventos que a envolvem (como romarias, cavalgadas, celebrações, etc.), até à culinária que deu características próprias aos pratos típicos da cozinha itapetiningana, como é o caso do bolinho de frango, hoje tombado como patrimônio imaterial da cidade.
Mudança
Mas, a rede hoteleira tem constatado uma mudança após a inauguração da Cervejaria RT166. “No final de semana estamos vivendo um marco, pois estamos atraindo um público que está vindo para a cidade por conta da cervejaria. Itapetininga é o encontro de rotas de motociclistas que descem para o Paraná e Santa Catarina. Muitos pernoitavam em Capão Bonito por ser início da Serra da Serpente, outros optavam por Piedade e desciam a Serra da Macaca.
A RT166, segundo ele, faz com que o grupo pare e fique em Itapetininga para conhecer a cidade. “Estamos trabalhando, vamos marcar reunião e conversar com os representantes da Cervejaria RT166 para tentar segurar mais esse público de motociclistas. Temos potencial que pernoitam na ida e na volta”, afirma.
Na sua opinião, o investimento e planejamento do turismo devem acompanhar o desenvolvimento da cidade. “Itapetininga é a cidade do momento, é a cidade para se investir e logo já chega em 200 mil habitantes. Passa por grande transformação, com grandes empreendimentos e comércios chegando e os hóspedes que passam por aqui estão percebendo isso”, afirma.
A rede hoteleira já está se expandindo e se preparando. “Itapetininga sempre atraiu hóspede da região toda,como Angatuba, Sarapuí e São Miguel Arcanjo. Temos grandes hotéis e estão chegando novos investimentos e ficamos felizes por isso, pois é sinal que Itapetininga é a cidade da vez.
Expoagro
Exposição Agropecuária de Itapetininga é o evento que mais atrai visitantes na cidade. “É um evento que movimenta toda a rede hoteleira, não só as pessoas que vêm para festa, mas criadores de animais, expositores e trabalhadores que fazem Itapetininga como casa durante os 10 dias. A Expoagro movimenta a economia e dá muita visibilidade à cidade” diz.
A cidade
A região conta com fazendas centenárias, estruturas para hospedagem e muitas áreas verdes para quem desejar sentir o prazer de uma vida agradável junto à natureza. E uma cidade tranquila e muito procurada por seu clima agradável, por suas belas noites estreladas, céu azul e limpo e pelas pescarias em um dos poucos rios sem poluição do Estado de São Paulo, o Rio Itapetininga.
A cidade é favorecida pela qualidade de suas terras e facilidades no escoamento de mercadorias por rodovias e ferrovias. O agronegócio é responsável por cerca de 37% do PIB de Itapetininga, baseado em cana-de açúcar, feijão, soja, milho, laranja, batata e reflorestamento, pecuária de corte, de leite, bem como suínos, caprinos e avicultura; e também 0 maior produtor de grama em tapete do País Possuí espaços para manifestações culturais e praças com muito espaço verde que proporcionam lazer e bem estar a seus moradores, turistas e visitantes. Recursos hídricos abundantes, pois está localizada na bacia hidrográfica do auto Paranapanema e sobre o aquífero Guarani. Localização privilegiada, está cercada por rodovias importantes do Estado como: Raposo Tavares (SP 270), Antônio Romano Schincariol (SP 127) e a rodovia Castelo Branco (SP 280). E trecho obrigatório na rota do Mercosul.








