Um eclipse lunar total com uma “Lua de Sangue” está previsto para acontecer em 15 de maio de 2022. Será o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021, e ele poderá ser visto de todo o Brasil. Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.
O que é eclipse lunar total?
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra. A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. É isso que faz com que a Lua fique num tom de vermelho durante o eclipse. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. De acordo com a Nasa, este fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.
O que é Lua de Sangue?
Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, a Lua entra na sombra da Terra e cria um eclipse lunar total – o primeiro desde maio de 2021. O ápice será por volta da 1h11, quando o satélite natural fica vermelho, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”.
Onde será possível ver o eclipse?
O eclipse poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Nas regiões da África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto parcialmente.
Hora a hora do eclipse
15/5, às 22h32: começa o eclipse penumbral, pouco visível. Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra).
15/5, às 23h27: começa o eclipse parcial. Lua começa a entrar na umbra (sombra interna) da Terra. A olho nu, uma sombra vai deixando uma “mordida” no satélite natural conforme entra na umbra.
16/5, às 00h29: eclipse total começa. Lua fica avermelhada.
16/5, às 01h53: totalidade termina.
16/5, às 02h55: eclipse parcial termina.
16/5, às 03:50: eclipse penumbral termina.
Como ver o eclipse?
Todas as fases de um eclipse lunar podem ser vistas com segurança, tanto a olho nu quanto com um telescópio não filtrado.