O Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga transmitirá o eclipse lunar a partir das 23h30 deste domingo (15) em sua página do Facebook. Será o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021. “Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra. “A transmissão vai permanecer até 1h10 até o ápice do eclipse, quando a lua estará toda coberta pela sombra da terra”, explica Victor da Silva Camargo, professor de Física e membro da diretoria do Clube de Astronomia Centauri.
A transmissão será feira por uma câmera acoplado a um telescópio, mas o fenômeno poderá ser observado a olho nu m toda a América. “Na primeira fase, a Lua começa a ser escurecida pela penumbra da Terra. Depois, a Lua alcançará a umbra da Terra, uma área que bloqueia ainda mais os raios solares e que começará a dar um aspecto avermelhado ao satélite. Às 01h11, o eclipse atingirá seu ápice, com a Lua completamente coberta pela sombra da Terra, exibindo uma coloração vermelha. “Neste momento, irá incidir sobre a Lua um pouco da luz que passa pela atmosfera da Terra, sendo que esta funciona como um filtro que absorve tons azulados e reflete boa parte dos tons avermelhados”, explica.
Segundo o professor, as condições meteorológicas podem influenciar na transmissão. “Caso as condições não estejam boas por conta das nuvens, utilizaremos o programa Stellarium que simula o céu no momento e consegue passar as imagens do que está acontecendo. Mas vale lembrar que para fazer a observação, não precisa utilizar equipamentos, pois o eclipse pode ser visto a olho nu”, completa.
Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga
O Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga é uma associação de astrônomos amadores, professores e universitários com o objetivo de divulgar a astronomia, realizar encontros para observação celeste e promover o interesse da comunidade em ciência. Fundado por Rodrigo Raffa, a equipe atualmente conta com 7 membros na diretoria e mais de 60 membros oficiais, além de mais de 8500 seguidores nas redes sociais.
O projeto “Centauri” foi iniciado em 2014, se consolidando em 13 março de 2015 com a união de membros e seus telescópios. Somos pioneiros na região metropolitana de Sorocaba, realizando palestras gratuitas em escolas públicas e privadas, participamos e organizamos anualmente o Encontro Paulista de Astronomia em parceria com outras instituições de astronomia amadora do estado.
Hora a hora do eclipse
- 15/5, às 22h32: começa o eclipse penumbral, pouco visível. Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra).
- 15/5, às 23h27: começa o eclipse parcial. Lua começa a entrar na umbra (sombra interna) da Terra. A olho nu, uma sombra vai deixando uma “mordida” no satélite natural conforme entra na umbra.
- 16/5, às 00h29: eclipse total começa. Lua fica avermelhada.
- 16/5, às 01h53: totalidade termina.
- 16/5, às 02h55: eclipse parcial termina.
- 16/5, às 03:50: eclipse penumbral termina.