O primeiro brasileiro a percorrer a América a cavalo, Filipe Masetti fez palestra nesta quarta-feira, dia 25, em Itapetininga, para 250 estudantes. O evento foi realizado no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, ao lado do Paço Municipal. Ele foi recebido pelo prefeito Jeferson Brun. O encontro foi idealizado pelo Projeto Ninho que trouxe os adolescentes da Parada Jovem, Sexta é Nóis, Projeto Cidadão do Futuro e Escola Estadual Sebastião Pinto.
Por oito anos, Masetti percorreu 27 mil Km de estradas em cima de um cavalo. Conta que é um dos três no mundo a atravessar o continente americano, percorrendo mais de 12 países. Formado em jornalismo, o brasileiro morava no Canadá quando decidiu fazer sua primeira viagem. “Sonho não é impossível. Comecei a me preparar”, contou para a plateia.
Masetti revelou que a paixão pelos cavalos foi cultivada pelo pai. Mesmo após se mudar com a família para o Canadá, as histórias sempre envolviam as cavalgadas. “É necessário determinação e muito planejamento. Ter muito foco, força e fé. Uma solução que adotei foi escrever uma lista do que precisava na parede para alcançar meus objetivos”, disse.
Na primeira etapa de sua viagem, ele conta que saiu de Calgary, no Canadá, para chegar até Barretos, no Brasil, em um trajeto de 16 mil quilômetros. Na segunda, de Barretos, no Brasil, a Ushuaia, na Argentina, foram cerca de 7,5 mil quilômetros. Com as palestras, Masetti busca inspirar as pessoas a conquistarem seus sonhos. As secretárias de Educação, Mônia Scudeler, e da Promoção Social, Soraya Giriboni também estavam presentes ao evento.








