O prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun inaugurou nesta quarta-feira, dia 22, EMEIF Profª “Maria de Lourdes Nogueira Rolim”, no Turvo dos Católicos. A obra foi iniciada pela ex-prefeita Simone Marquetto que esteve presente no evento. A nova unidade vai atender 50 alunos, de 4 a 10 anos, sendo 36 do fundamental e 14 do infantil, em dois períodos, das 7h às 12 h e das 13h às 17h.
“Com o investimento em educação, reduzimos a desigualdade social e ampliamos a cidadania”, afirmou o prefeito. A Educação Infantil em que acontece o primeiro contato da criança com a escola, garante a primeira fase da Educação e já se inicia a fase de alfabetização. Na sequência, o Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano promove a segunda etapa da educação básica que prepara o estudante para dominar a leitura, escrita e cálculo.
Serão beneficiadas crianças dos bairros rurais Turvo dos Católicos, Turvo dos Rodrigues e Biscoito Duro. “Nasce mais uma escola em Itapetininga que irá permitir a descoberta do mundo dos livros, das histórias, que preparam as crianças para serem adultos para um mundo que exige cada vez educação e tecnologia”, afirmou o prefeito.
Estavam presentes os vereadores Uan Moreira, autor do projeto que denominou a homenagem ao nome da escola, Leonardo Corrêa, Dudu Franco, Marina Nalesso, Catarina Nanini e Zé da Escola.
Homenageada
Maria de Lourdes Nogueira Rolim, a “Lurdinha”, nasceu em Itapetininga e foi a terceira dos 6 filhos de seus pais, Dona Venina e Sêo Francisco. Foi costureira, mas sua grande realização profissional veio em 1970, quando se tornou professora, recebendo com orgulho, seu diploma pela Escola Peixoto Gomide.
Já atuando como professora da rede pública, não mediu esforços para fazer o que mais amava: levar a educação aos pequenos. Viúva do Sr. Carlos Rolim, manteve o entusiasmo em sua profissão até sua aposentadoria. Veio a falecer em 2003. Mas deixou o seu legado pela educação e como exemplo a ser sempre lembrado.