O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes (HLOB) realizou neste sábado (3), um mutirão de cirurgias ginecológicas. Foram 14 procedimentos dentre vulvectomia simples, laqueadura, histerectomia abdominal, colpoperineoplastia e Ooforectomia unilateral.
Todas as cirurgias seguiram a ordem cronológica das pacientes que estavam em lista de espera, encaminhadas pelo Ambulatório de Especialidades Médicas ao HLOB.
As pacientes foram avaliadas pela equipe médica, possuíam exames pré-operatórios dentro da validade e todas estavam aptas para a realização das cirurgias. O mutirão é uma iniciativa importante e assertiva para a saúde da população. Duas salas cirúrgicas foram separadas para que as equipes pudessem trabalhar simultaneamente, além da preparação especial dos leitos que receberam as pacientes na internação e no pós-cirúrgico.
Para ajudar no mutirão, o HLOB contou com o reforço dos renomados médicos Marcelo Tetsuo Ikegami, Laura Maria Barbeito Mattos, David Cavalheiro Salem Junior, Lizandra Akina Corrêa, Antônio Julião Bezerra Damasio Filho, Rosmani de Paula Rios e Cesar Lemos Piedade Filho, além da parceria com o time de colaboradores do Centro Cirúrgico.
“Nossa equipe não mediu esforços para que o mutirão acontecesse e isso foi fundamental. Os procedimentos realizados são muito importantes para a saúde ginecológicas dessas pacientes”, explica Jackson Diego Maia Soares, diretor técnico do HLOB. “Fazer um volume maior de cirurgias em apenas um dia também ajuda na diminuição do tempo de espera dos pacientes. Uma garantia de benefícios à saúde preventiva”, afirma.