A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na última semana, uma nova estratégia da vacinação contra a Poliomielite com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no município entre as crianças menores de 5 anos. A iniciativa consiste em levar às mais de 50 escolas municipais de ensino infantil, a dose do imunizante que previne a chamada “paralisia infantil”, doença que teve seu último registro no país em 1989.
O balanço parcial divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do município da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação aponta que Itapetininga atingiu, até o dia 9 de setembro, 28,97% do público-alvo apto a se vacinar contra a doença. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos.
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, as equipes da Secretaria de Saúde percorrerão as escolas municipais, orientando pais e responsáveis sobre a importância aplicação da vacina. Com a autorização e na presença dos responsáveis, as crianças que estejam com a vacinação contra a Poliomielite em atraso poderão se imunizar, de forma simples e prática.
“Às vezes os pais têm a falsa impressão de que a doença não existe mais, mas o vírus ainda circula em nosso país. Infelizmente, a exemplo de todo Brasil, nossa cobertura está baixa e, facilitando este acesso, esperamos poder ampliá-la. Gostaríamos de alertar os pais para que vacinem seus filhos. As sequelas da doença são irreversíveis e podem trazer consequências graves para o resto da vida”, alerta a secretária de Saúde, Solange Barros.
Ainda, segundo a Vigilância Epidemiológica, foi elaborado um cronograma diário para a vacinação nas escolas municipais de educação infantil, tanto da área urbana como rural, que deve se estender até o mês de outubro. Nas de regime parcial, a vacinação será feita das 11h30 às 14 horas. Já nas unidades escolares municipais de regime integral, a imunização acontece das 15 às 17 horas. As coordenações de cada unidade escolar irão comunicar e orientar os pais sobre as datas para imunização.