O Grupo de Imprensa de Itapetininga e Região publicou uma nota de repúdio contra os atos de intimidação contra a jornalista Vera Magalhães. A profissional sofreu ofensas na noite desta terça-feira (13) no auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), onde se realizou o debate dos candidatos ao governo estadual, promovido por Folha de S. Paulo, UOL e TV Cultura.
Leia na íntegra:
“O Grupo de Imprensa repudia veementemente mais uma tentativa de agressão e intimidação a uma jornalista! ‘A jornalista Vera Magalhães, colunista do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, foi agredida verbalmente pelo presidente da República durante o debate presidencial da Band.
Agora, quando estava na área reservada a jornalistas, em outro debate, desta vez dia 13,
na TV Cultura – entre candidatos a governador, foi novamente vítima de agressão vinda de um deputado bolsonarista do partido Republicanos que, utilizando-se dos mesmos argumentos do seu candidato a presidente, investiu agressivamente contra a jornalista, ofendendo e falando mentiras sobre o salário dela, em mais uma ação caracterizada pela tentativa de intimidação da liberdade de imprensa no Brasil.
Vera esclareceu que vai registar Boletim de Ocorrência e se manifestou: “Isso não pode acontecer, sob pena colocar em risco a nossa Democracia. Veio me acossar, me intimidar. Isso não é aceitável! Democracia pressupõe imprensa livre!”, afirmou.
O Grupo de Imprensa manifesta a sua solidariedade à colega e alerta para os riscos que episódios como este representam à liberdade de expressão.