Para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira, dia 21, e o “Setembro Azul”, mês em que são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo, a Subsecretaria de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapetininga participou, nesta quarta, de uma roda de conversa sobre o tema com os alunos do Colégio Objetivo.
O objetivo da ação foi sensibilizar os alunos sobre os temas de acolhimento, atendimento e cotidiano de pessoas com deficiência, promover a inclusão, eliminar o preconceito por meio de divulgação de informação, além de reduzir as barreiras atitudinais, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Na roda de conversa também foram apresentadas as principais iniciativas da subsecretaria, como reforma de escolas municipais e instalação de brinquedos adaptados para pessoa com deficiências, além de convênios para capacitação dos funcionários em LIBRAS (língua brasileira de sinais), capacitação de professores para trabalhar com esportes paralímpicos e a criação de leis que garantem a inclusão e acessibilidade em Itapetininga.
“A acessibilidade significa que a sociedade, estado, empregadores devem oferecer meios com segurança e eficiência que permitam a inclusão em diversas atividades, locomoção, trabalho, comunicação, em diversos ambientes, público, privado e laboral”, destacou Wesley Gamaliel, assessor da subsecretaria que esteve presente à ação.
Sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado nos anos 1980 pelo movimento de pessoas com deficiência, que escolheu uma data próxima a chegada da primavera. Duas décadas depois, entrou para o calendário oficial com a publicação da Lei 11.133, de 2005. A comemoração tem como objetivo reforçar a necessidade do engajamento do grupo na construção de uma sociedade mais inclusiva, na qual todos têm o direito à educação, mobilidade, lazer, saúde.