A Prefeitura de Itapetininga abriu oficialmente nesta quarta-feira (05), a 7ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, uma ação promovida pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, por meio da Secretaria de Administração e Planejamento.
A cerimônia foi realizada no Auditório Municipal “Alcides Rossi” e contou com a presença de dezenas de colaboradores públicos, secretários municipais, além da apresentação da Banda Municipal “Maestro Edil Lisboa”, regida pelo maestro Gerson Ramos.
Representando o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, que cumpriu uma agenda em São Paulo, esteve presente a Secretária Municipal de Governo, Karen Graziela Pinheiro Marques. Também à mesa de autoridades, a Secretário Municipal de Administração e Planejamento, José Carlos Damião e a Presidente da CIPA, Laurissa de Fátima da Silva.
Durante seu discurso a Secretária de Governo destacou a importância da participação do funcionalismo municipal em eventos que trazem a mensagem da segurança e da prevenção aos funcionários e o quanto representam os laços de cooperação construídos entre os colaboradores no decorrer do exercício de suas funções.
“Eventos como esses são muito importantes para consolidar, não somente as orientações de seguranças voltadas a vocês, mas também para fortalecer nossos vínculos dentro da Prefeitura”, enfatizou a gestora da pasta de Governo, declarando, na sequência, oficialmente aberta a 7ª SIPAT – “Declaro aberta a 7ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho! Bom trabalho a todos”.
Na continuidade dos trabalhos, foram ministradas as palestras “A Importância da CIPA”, com a Técnica em Segurança do Trabalho, Fabiana de Campos Medeiros Oliveira, e “A Saúde Começa pela Boca – Não é um Simples Clichê”, com a dentista, Mariana Borg.
De acordo com a organização, as ações voltadas à prevenção de acidentes do trabalho vão até o próximo dia 07 de outubro.
Os objetivos da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
1 – Divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho.
2 – Resgatar as orientações de segurança que podem ser “esquecidas” no dia a dia, para que todos os funcionários pratiquem segurança.
3 – Criar uma atitude vigilante, permitindo aos trabalhadores reconhecer e corrigir práticas inadequadas no ambiente de trabalho.
4 – Criar vínculos entre o funcionário e empresa. E mesmo incluir a família, motivando o funcionário a gostar ainda mais de seu trabalho.