A Prefeitura de Itapetininga realizou o “Mutirão contra a Dengue” que retirou 96 toneladas de resíduos inservíveis no Distrito do Rechã, no sábado e domingo, dias 8 e 9. Nestes locais, conforme os técnicos da saúde, tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e abrigo para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. O próximo mutirão será no Distrito do Tupy, dias 22 e 23 de outubro.
O Mutirão contou com 12 caminhões para retirar os materiais. Foram visitadas 2.143 casas para eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypti, porém 261 residências estavam fechadas, ou seja 14% do total. O trabalho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa para combater o mosquito.
No Rechã, a ação também tem a parceria de Jovens Aprendizes do MOB e mobilizadores da empresa Citrosuco que têm levado às escolas municipais e estaduais do bairro, por meio do Projeto de Valorização Escolar, orientações lúdicas e práticas sobre o combate ao mosquito transmissor da doença. Os caminhões da Prefeitura e da Citrosuco realizaram 21 viagens para retiram os materiais inservíveis.
A Cooperita também participou do mutirão e recolheu recicláveis para cooperativa. Participam dos arrastões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores. Os moradores do bairro receberam orientações sobre a eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e os danos à saúde da população.
O objetivo do mutirão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Os técnicos da saúde alertam que os inservíveis devem ser descartados corretamente, caso contrário o destino é seguir para terrenos baldios e matas ciliar. Isso acarreta maiores problemas para o meio ambiente e a saúde coletiva.
A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, denunciando áreas de descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo no Atende Fácil da prefeitura ou da Vila Rio Branco. A denúncia pode ser feita pelo telefone 156. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e a multa é de R$ 1,6 mil.
Programação:
22 e 23 de outubro – Distrito do Tupy
12 e 13 de novembro – Vila Arruda
26 e 27 de novembro – Vila Belo Horizonte
10 e 11 de dezembro – Jardim Bela Vista
(cronograma sujeito a alterações)