Nesta segunda-feira, dia 10 de outubro a Casa da Agricultura (CATI), em parceria com o Sindicato Rural de Itapetininga e Prefeitura Municipal, realizou um mutirão com os proprietários rurais para a verificação da regularidade do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A CATI- Regional de Itapetininga fica localizada na rua Coronel Pedro Dias Batista, nº 1405, centro. Para que seja realizada a verificação da regularidade é necessário comparecer ao local com os seguintes documentos: RG, matricula, CCIR/ITR e CAR.
O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), públicos ou privados, assentamentos de reforma agrária e áreas de povos indígenas e comunidades tradicionais.
Para os proprietários ou posseiros que não realizarem o cadastro perderão benefícios previstos na lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal Brasileiro), como créditos e financiamentos agrícolas. A Lei n° 12.651/2012 define que, após cinco anos de sua publicação, ou seja, a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito agrícola para os agricultores que não possuírem o CAR.