Itapetininga abriu, de janeiro a outubro, 2.546 novos postos de emprego com carteira assinada. No balanço do período, todos os setores da economia da cidade mantiveram contratações no positivo, com destaque para a Agropecuária e Indústria. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, dia 29, pelo Ministério do Trabalho, que utiliza os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O prefeito Jeferson Brun explica que, na prática, cada vez que ocorre acréscimo na estatística do emprego há melhoria na renda da população e no fortalecimento da economia. Ele acrescentou que Itapetininga avançou com a chegada de grandes marcas de redes de atacado e varejo, novas franquias, complexos comerciais e empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos.
Nos 10 primeiros meses do ano, a Agropecuária foi o setor que mais criou vagas com 1.040 novos postos de trabalho, seguido pela Indústria 766 de empregos formais, na sequência estão: Comércio (273), Construção Civil (240) e Serviços (227). O balanço do ano da abertura de 2.546 novas vagas de trabalho é decorrente das 18.975 admissões contra 16.429 desligamentos, conforme dados do Caged.
A variação do crescimento alcançou 7,09%, superando o Brasil (5,26%) e São Paulo (5,20%). “Com mais pessoas com registro formal, com carteira assinada, mais moradores garantem crédito bancário. Isso amplifica o consumo da cidade, desde a compra de um carro usado a um presente de Natal para seus filhos. Faz a nossa economia girar e crescer ainda as contratações na cidade”, frisou o prefeito Jeferson Brun.
Em outubro, o saldo positivo foi de 117 novas vagas. O prefeito destacou que a abertura de empregos é fruto de novos investimentos na cidade e de empresários locais que estão interessados em ampliar sua fatia no mercado. “Nosso trabalho foi garantir um ambiente de negócios atrativo e seguro o que despertou o interesse da vinda de novas empresas e o empreendedorismo dos moradores da cidade”, disse o chefe do Executivo.
Dos 10 meses deste ano, os profissionais mais contratados no município, conforme o Caged, foram: trabalhadores agropecuários (843), operários da produção de bens industriais (792), vendedores de comércio (573), pessoal de serviços administrativos (286), operadores de máquinas (178 ), mecânicos de manutenção (138). Na cidade, 38.446 pessoas têm carteira assinada, conforme ainda dados do Caged.
A Prefeitura de Itapetininga tem colaborado, de forma decisiva, na atração de investimentos, com licença de funcionamento e alvarás de construção no menor tempo possível. Além disso, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), para encaminhar trabalhadores para as vagas nas empresas. Ao longo da gestão, tem disponibilizado cursos e capacitações em parceria com o Sebrae, com a finalidade de fomentar o setor privado. Além de cursos, no Centro Profissionalizante Municipal (Ceprom).