O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,6% na Região Administrativa (RA) de Sorocaba no segundo trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior. Itapetininga é um dos 79 municípios integrantes da região, que durante o período demonstrou expansão sustentável. O percentual da região está acima do registrado pela economia paulista que ficou em 1,2%. Os dados foram publicados pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) nesta semana.
Um exemplo do crescimento de Itapetininga foi a geração de emprego, que pode ser constatado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), base de dados organizada pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No segundo trimestre, portanto, nos meses de abril, maio e junho, foram criados 665 novos postos de trabalho. Isso permitiu que a cidade alcançasse 37.475 pessoas com carteira assinada.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos. Para o prefeito Jeferson Brun, os resultados demonstram que a cidade está no caminho certo. “Novos investimentos estão chegando no município, todos os meses estamos anunciando a vinda de empresas e abertura de novos negócios em Itapetininga. Isso demonstra vigor na recuperação durante e após a crise sanitária. Temos uma economia diversifica da agricultura à indústria, do comércio ao serviço e construção civil”, elencou.
No período, Itapetininga ampliou os postos de trabalho com a abertura de novas empresas no segundo trimestre deste ano, alvo da pesquisa do PIB feita pelo Seade, como: Call Center da Sabesp, Novo Cofesa, Tenda e grupo têxtil Emphasis. “Isso demonstra que temos uma cadeia econômica forte que envolve todos os segmentos. Por isso, desburocratizamos e dialogamos com o empresário de forma transparente para a vinda de novas empresas”, disse o prefeito Jeferson Brun. “Afinal, a criação de emprego é nossa prioridade”, completou o chefe do Executivo.