O Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes” (HLOB), em Itapetininga, ampliou o atendimento após concluir parte das obras planejadas e instalar novos equipamentos. O diretor-técnico do HLOB, o médico Jackson Diego, explicou que houve um acréscimo de 650 para 827 internações mensais. Os dados foram apresentados durante reunião de prefeitos e secretários de saúde da região nesta quarta-feira, dia 25, pela Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo no único hospital público da cidade, no Auditório Municipal “Alcides Rossi”.
Conforme o diretor-técnico, a partir da ampliação e compra de aparelhos, foram implantados 18 novos leitos, sendo 10 de UTI e 8 de clínica médica. Segundo ainda o médico, subiu de 11 mil para 13,3 mil pacientes atendidos mensalmente pelo Pronto Socorro Municipal. Também foram realizadas 297 cirurgias eletivas desde o início da gestão da Enkyo, em 1º de julho do ano passado.
O prefeito Jeferson Brun também destacou a conquista do primeiro contrato de investimento privado em um hospital municipal. “É o primeiro do gênero do Estado de São Paulo e talvez do Brasil”, comparou o chefe do Executivo ao destacar a aplicação de R$ 20 milhões de verbas da Enkyo na melhoria da saúde da pública de Itapetininga. A unidade se tornará mais moderna e com o atendimento mais humanizado”, afirmou o prefeito.
Já para o diretor-clínico, o médico Rodolfo Gonçalves, houve uma combinação da obra com contratações de profissionais. Com a reforma e ampliação, a gestão do HLOB admitiu médicos, enfermeiros e demais especialistas. “Isso trouxe alívio, levou dinamismo ao serviço e reduziu o gargalo. Nós tivemos capacidade de resolver mais casos dos pacientes que precisam ser assistidos”, contou o médico.
“Nossa casa”
“Cuidar do hospital como fosse nossa casa”, afirmou o diretor-executivo da Enkyo e do HLOB, Helio Keichi Mori, durante a reunião com prefeitos e secretários municipais da região. Conforme ainda Mori, a parceria com a Prefeitura de Itapetininga busca a “resolutividade” dos atendimentos. Outro foco é reforçar a qualidade na atenção oferecida para todas as pessoas que precisam do HLOB.
Prefeitos e Cidades Presentes
No encontro, além do prefeito Brun e da secretária municipal de Saúde de Itapetininga, Solange Barros, estavam presentes os prefeitos e representantes de mais 12 cidades: de Capela do Alto, Péricles Gonçalves, o “Kéke”; de Campina do Monte Alegre, Tiago do Zé do Dito; de Cesário Lange, Ronaldo Pais de Camargo; de Sarapuí, Gustavo de Souza Barros Vieira. Além de secretários municipais das prefeituras de Alambari, Angatuba, Capão Bonito, Guareí, Quadra, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo e Tatuí. Também estava presente Rosaldo Pereira, administrador hospitalar do HLOB.









