28 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Problema no esgoto coloca em risco estrutura de prédio da CDHU em Itapetininga

9 de março de 2023
Facebook TwitterWhatsappTelegram

Problema na rede de esgoto do bloco 2060 do conjunto habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na Vila Popular, em Itapetininga, está causando diversos transtornos aos moradores. Mau cheiro, sujeira e risco de infecções são as principais reclamações, mas os moradores também temem que cause problemas na estrutura do prédio e na tubulação de gás. 

PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a moradora Ana Carolina Venzcke, que possui um apartamento no térreo,  o problema ocorre há tempos. “Há mais de um ano que as caixas de esgoto estão se desfazendo e agora numa intensidade que está tudo entupido por baixo e o esgoto retornando a céu aberto”, afirma. 

De acordo com a moradora, o mau cheiro está insuportável. “Nos dias quentes e nos finais de semana, que a maioria dos moradores está em casa, fica ainda poor. A quantidade de resíduo de esgoto borbulhando pelo fundo do prédio está cada vez maior, o odor se instalou dentro das casas e, além do risco de doenças, ainda estamos correndo um sério risco estrutural, já que as caixas de esgoto fazem parte da fundação que segura o prédio. Não sabemos mais para onde correr”, diz a moradora. 

Segundo ela,  o problema está longe de ser resolvido. “O síndico alega que a inadimplência dos moradores não permite que o problema seja solucionado, mas também não procura fazer nada para resolver. Já a CDHU alega se tratar de um problema interno. Enquanto um passa a bola para o outro,  o problema só está piorando e o medo de amanhecer sob escombros aumentando a cada dia que passa”, afirma. 

A moradora Yara Cristina compartilha da mesma preocupação.  “Está insustentável a nossa situação no prédio. Quando todos os moradores começam a usar o chuveiro ou mesmo lavar roupas, o transtorno é pior porque  começa a subir mais água e volta o cheiro de esgoto pelos ralos. Está dando infiltração no prédio, com risco de desabamento”, afirma a moradora. 

A moradora Neyla Cristina critica a falta de vontade para resolver a situação. “O problema é que as caixas de esgoto foram abrindo, o prédio está ficando oco e ninguém resolve. Está afundando, abrindo, as baratas, escorpiões e outros bichos estão invadindo o apartamento e o fedor está insuportável. São vários problemas no prédio. O certo é o síndico fazer uma reunião pois estamos com medo do prédio cair”, diz a moradora. 

O síndico do prédio, Jabson dos Santos, em entrevista por telefone,  informou que encaminhou um laudo para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, mas foi informado que o problema não é competência da CDHU. 

Ele também afirma que levou três profissionais para fazer orçamento e o valor para o reparo da rede de esgoto varia entre R$ 18 a 20 mil. Segundo o síndico, a solução, no entanto, esbarrara na falta de de dinheiro em caixa do condomínio. “A inadimplência é um grande problema no prédio” afirma.

O síndico também disse que vai marcar uma reunião entre os moradores na próxima semana para tratar do assunto. 

O esgoto está voltando e formando poça no pátio do prédio da CDHU. (Arquivo Pessoal)

Os moradores afirmam que vão acionar a Defesa Civil. Até o momento, nenhum chamado ou protocolo foram recebidos pela Defesa Civil com relação do número 2060. No entanto, no mês passado a Defesa Civil recebeu um chamado do prédio  2000 do mesmo conjunto habitacional e com o mesmo relato. 

Na ocasião a engenheira de Defesa Civil esteve no local, onde foi realizada a vistoria e constatado um vazamento na canalização de esgoto, sem comprometimento à estrutura do imóvel. Os proprietários foram comunicados a executar os reparos necessários. 

Nos próximos dias, a Defesa Civil retornará ao local para averiguar se as providências foram tomadas. Caso a manutenção necessária não tenha sido feita, o proprietário do imóvel será notificado.

Em casos como este, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199. “Tendo em vista que o prazo de garantia do conjunto habitacional da CHHU já expirou, a manutenção de qualquer dano eventualmente constatado em vistoria e apontado em laudo da Defesa Civil é de responsabilidade do proprietário, diz a Defesa Civil em nota. 

A falta de manutenção da rede de esgoto coloca a estrutura de todo o prédio em risco. (Arquivo Pessoal)

Procurada pela reportagem, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) informou que não há registros de reclamação referentes à rede de esgoto deste empreendimento. 

Também informou, por meio de nota, que o empreendimento Itapetininga C3, composto por 288 apartamentos, foi entregue em 2001, portanto há mais de 22 anos e está fora do período de garantia.  

Segundo a CDHU, o problema descrito pelos moradores, provavelmente, é decorrente de entupimento da rede de esgotos, devido à falta de manutenção, cuja responsabilidade é do condomínio. 

Ainda conforme a CDHU, o síndico ou o responsável pelo prédio deve providenciar a contratação de uma empresa capacitada para executar serviços necessários como: limpeza e reparos das caixas, tubulações de esgoto e impermeabilização. 

Relacionadas

Motocicleta com chassi e motor adulterados é apreendida na Vila Mazzei

por Cidade Itapetininga
12 de maio de 2025
Após abordagem, foi constatada divergência no emplacamento do veículo. (Divulgação)

Na madrugada do último sábado (10), por volta das 00h15, a Guarda Civil Municipal de Itapetininga apreendeu uma motocicleta com...

Ler maisDetails

Carreta do Hospital de Amor realiza atendimentos em Itapetininga no dia 15 de maio

por Cidade Itapetininga
12 de maio de 2025
A Carreta do Hospital de Amor, de Barretos, estará na cidade no dia 15 de maio. (Dviulgação)

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, e em...

Ler maisDetails

Em Itapetininga, USCS abre inscrições para vestibular 2º semestre com cinco novos cursos

por Cidade Itapetininga
8 de maio de 2025
Campus da Universidade São Caetano do Sul (USCS) em Itapetininga. Foto: Ana Paula Lazari / USCS

A Universidade São Caetano do Sul (USCS) abre inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2025 com novidades no...

Ler maisDetails

Fundo Social de Solidariedade lança oficialmente Campanha Inverno Solidário 2025 em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
8 de maio de 2025
O Fundo Social de Solidariedade orienta a população para que separe agasalhos e cobertores em bom estado. (Divulgação)

O Fundo Social de Solidariedade lança oficialmente a Campanha Inverno Solidário 2025, nesta sexta-feira, 9 de maio. A iniciativa, coordenada...

Ler maisDetails

Festa em louvor à Santa Rita será realizada de 10 a 22 de maio em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
3 de maio de 2025
Segundo o pároco, padre Jean Michel, responsável pela paróquia, a expectativa para a festa deste ano é muito positiva. (Pascom/Paróquia Santa Rita de Cássia)

A tradicional Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia, no bairro Olho D’água em Itapetininga, será realizada entre os...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.