O cantor gospel de Itapetininga, Cesar Henrique, tem motivos para comemorar. São 10 anos de carreira e a superação da doença que o deixou paraplégico aos 20 anos de idade. Para marcar tudo isso, no próximo dia 21 de março, às 19h30, será o lançamento nacional da música Espírito Santo, pelo youtube music e demais plataformas digitais. Ao seu lado, estará o cantor consagrado Regis Danese. A divulgação conta com o apoio da Prefeitura de Itapetininga.
“A composição é do amigo Levi Rodrigues, de Sorocaba, que presenteou com essa canção para gravar com o Regis Danese. É uma música de impacto que emociona e que traz um sentimento de renovo e de muita gratidão a Deus”, afirma Cesar Henrique, que possui 30 anos de idade. O sonho de cantar começou bem cedo, ainda criança.
Mas foi aos 15 anos que Cesar Henrique subiu pela primeira vez ao lado do cantor profissional Marcelo Aguiar. Ele conta que isso fez decolar sua carreira com convites de programas de TV e igrejas. Em 2013, com a participação na Expoagro, conquistou convites e firmou uma agenda com shows. Tudo engrenava… Ou parecia…
Morte e Doença
Dois fatos iriam abalar o cantor em 2013. Em 24 de julho daquele ano, ele perderia a sua mãe, com 47 anos. Ele lembra que foi um dos momentos mais difíceis. “Pensei em parar a carreira”, se recorda. Mas ainda restavam forças para continuar seu trabalho musical. Porém, três meses depois, em 24 de outubro, novo acontecimento. O cantor estava com uma doença grave.
“Eu acordei naquele dia com meu corpo paralisado, sem poder movimentar”, relembra. O médico que o examinou afirmou que ele contraiu uma doença rara transmitida por bactéria e que perderia os movimentos das pernas. O diagnóstico foi dramático: “nunca mais iria andar”.
Em exames posteriores constataram que o cantor tinha a doença Mielite Transversa, que pode afetar diferentes segmentos da medula espinhal. Os sintomas são paralisia parcial ou total dos membros inferiores, paralisia muscular e distúrbios sensoriais. A recuperação, segundo o cantor, foi definida na sala do consultório: 2% de chance de retornar à normalidade.
Começar de novo
Cesar Henrique não desistiu. E partiu em busca de uma recuperação impensada pela medicina. Fez sessões de fisioterapia diárias por todas as semanas, com ajuda do pastor Euclides Vieira e por integrantes da Quadrangular do Bairro 4L, em Itapetininga, onde ele frequenta desde os 10 anos de idade. Sem a mãe, ficaram apenas ele e os três irmãos na casa. Nunca teve a convivência de seu pai, ou menos ainda, nem mesmo ele registrou o seu sobrenome no cartório. “As dificuldades de minha mãe eram gritantes”, relembra.
Superação
Para reverter a situação, o cantor colocou duas coisas em prática: cantar para Deus e um tratamento extenso e árduo. “A superação foi um trabalho prolongado. Um progresso somado entre muita fisioterapia e médicos experientes na área de Neurologia para entender melhor a doença e, assim, trabalhamos com os exercícios físicos específicos onde a cada avanço já agradecíamos”, mencionou.
No começo, ele achava que era impossível reverter até porque os próprios médicos apresentaram um quadro clínico desanimador. “O que poderia parecer o fim foi apenas um recomeço”, resume. “Deus foi dando força e a gente conseguiu a vitória. Concretizou algo que os médicos davam pouquíssimas chances, apenas 2%”, frisou. “Foi um grande milagre de Deus e voltei a andar depois de 1 ano e 9 meses”, recorda-se.
Encontro
Para dar sequência ao show, ele fez apresentações em cadeiras de roda. Somente no Rio de Janeiro, foram 16 dias percorrendo várias cidades cariocas. “A música refletiu muito do meu progresso. Conquistamos isso na graça do bom Deus, com muito esforço, com muita boa vontade e com mentalidade de querer vencer e alcançar os 2% para que eu pudesse voltar a andar”, contou Cesar Henrique.
No percurso da viagem ao Rio de Janeiro teve contato direto com uma pessoa que marcaria, em definitivo, sua carreira: Regis Danese. No retorno, no aeroporto, o conheceu e começou uma amizade que se estenderia até os dias de hoje. Eles já dividiram várias vezes o palco e, inclusive, gravaram músicas juntos. No próximo dia 21, às 19h30, os dois artistas fazem o lançamento nacional da música “Espírito Santo”.
É o Processo
Em suas palavras, o cantor afirma que as pessoas nunca desistam dos seus sonhos. “Se esforcem. Se dediquem. Se empenhem. Mas que nunca percam a fé e a esperança porque uma coisa que eu aprendi muito e guardo para mim para o resto da vida: quem respeita o processo alcança o sucesso”, concluiu na entrevista.