Neste domingo, dia 19, Itapetininga sediou, pela primeira vez, a Copa Jiu-Jitsu Clube. O evento, que foi realizado no Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna da Silva, reuniu 300 atletas de 30 cidades paulistas. A Copa Jiu-Jitsu é um circuito que compõe cinco etapas no Estado de São Paulo. O prefeito Jeferson Brun acompanhou os jogos no período da manhã em que concentrava, principalmente, as atividades das crianças.
Segundo o prefeito, os pais devem apoiar seus filhos para que façam atividades esportivas, pois desenvolvem habilidades e ampliam a concentração. O esporte, devido às regras, beneficia a interação com os colegas e o respeito ao próximo, melhora as notas no boletim escolar, a capacidade intelectual e o convívio social. Além, é claro, dos benefícios físicos.
A Copa Jiu-Jitsu Clube conta com diversas categorias, desde pré-mirim à categoria Master. De crianças a partir dos 4 anos à idade adulta, com 40 anos. O organizador do evento, Joel Leme Júnior, iniciou a Copa em 2014, na região de Bauru. Joel é professor e lutador na categoria faixa-preta, desde 2015.
Ele também relata que estão levando este evento para todo o Estado. Itapetininga foi escolhida, por ser reconhecida como a cidade referência não somente na modalidade, mas em diversos eventos esportivos. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga é parceira do evento.