A multinacional japonesa Toyoda Gosei anunciou na segunda-feira (27) que aumentará a capacidade de produção na fábrica do grupo GDBR de Itapetininga. A ampliação deve estar concluída até o final de 2024 e serão investidos aproximadamente R$ 56 milhões. Atualmente a empresa conta com 449 funcionários e após haverá aumento de 30% no quadro de empregos.
Segundo o comunicado, a multinacional expandirá o prédio da GDBR de 18 mil m² para 22,8 mil m² e instalará novos equipamentos para produção de airbags e volantes de veículos. “Ao mesmo tempo em que busca melhorar a produtividade otimizando o layout de toda a fábrica”, informa a empresa. A planta está localizado
A decisão, segundo a empresa, tem o intuito de acompanhar o crescimento das vendas de airbags e outros sistemas de segurança na América do Sul. “Continuará atendendo às necessidades das montadoras e expandindo seus negócios no mercado sul-americano, onde se espera um crescimento sustentado, com foco especial em sistemas de segurança, um dos principais produtos da empresa”, afirma o grupo.
A unidade de Itapetininga, inaugurada no dia 13 de abril de 2016, é a primeira fábrica sul-americana da empresa japonesa. A indústria fabrica produtos de plástico, borracha e led para o setor automotivo. No Brasil, a GDBR atende atualmente fábricas da Toyota no Brasil (Indaiatuba-SP e Sorocaba-SP) e Argentina, além das unidades da Honda Brasil (Sumaré-SP e futuramente Itirapina-SP) e também a da Nissan Brasil (Resende-RJ).
Sobre o Grupo Toyoda Gosei
A palavra gosei, ou “gossei”, como é pronunciada pelos japoneses, significa “sintético” no idioma natal da empresa. Com cerca de 35 mil trabalhadores em 67 unidades instaladas em 18 países, o grupo Toyoda Gosei desenvolve tecnologias e produtos feitos de polímero, borracha e semicondutores óticos. Semicondutores óticos são os principais componentes das lâmpadas de led.