O combate contra a dengue prosseguiu neste fim de semana em Itapetininga. O “Mutirão contra a Dengue” removeu 93 toneladas de resíduos inservíveis na vila Nastri I e imediações, no sábado e no domingo, dias 24 e 25. Esta foi a 2ª edição da ação neste ano para eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
O próximo mutirão será nos bairros Central Parque 4 L, vila Aliança e vila Francisca, de segunda a quarta, nos dias 3, 4 e 5 de abril.
Segundo a equipe de Controle de Vetores, foram visitados 1.305 imóveis. Outros 169 estavam fechados.
Ao todo foram 19 viagens de caminhões. Participam dos mutirões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores. Além da pasta da Saúde, a ação multidisciplinar envolve a participação das Secretarias de Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente, Educação e Segurança Pública. Segundo os técnicos do Setor de Controle de Vetores, os locais de onde foram retirados os materiais tinham potencial para se tornarem criadouros do mosquito Aedes e também abrigos para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.
O objetivo do mutirão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Os técnicos da saúde alertam que os inservíveis devem ser descartados corretamente podendo, caso contrário, causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. Materiais como entulho, poda de árvores e madeira não são recolhidos pelas equipes e devem ser destinados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).
O local correto para descarte de materiais inservíveis é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), mais conhecido como novo Ecoponto. O local está disponível para pessoas físicas para o descarte de inservíveis de pequenos volumes. No local, as pessoas encontram caçambas identificadas por tipo de resíduo: construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. O novo Ecoponto fica à rua Alceu Corrêa de Moraes 1.109, no Jardim Vieira de Moraes, em frente a Cooperita e funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 8 às 17 horas.
Além disso, a população também pode ajudar no combate ao mosquito denunciando áreas de descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. Basta ligar no SAC 156, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas (exceto feriados) ou procurar uma das unidades do Atende Fácil, no Paço Municipal ou da Vila Rio Branco. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e, em caso de multa, o valor pode ultrapassar R$ 1,7 mil.
Em Itapetininga, graças às ações coordenadas de combate à dengue, foram registrados neste ano, até o momento, 23 casos da doença. De acordo com os dados do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, em 2022 foram 77 confirmações, uma queda de 95,05% em um comparativo com 2021, quando o município atingiu a marca de 1.554 casos confirmados.
Programação:
Dias 3,4 e 5 de abril
Central Parque 4 L, vila Aliança e vila Francisca
(cronograma sujeito a alterações)