Os brasileiros estão vivendo mais e querem viver bem. Dados do IBGE mostram que os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Para suprir as necessidades deste público cada vez mais crescente e exigente de cuidados específicos, os médicos Clineu de Mello Almada Filho e Carlos Eduardo Protásio, conjuntamente com o arquiteto Bruno Siqueira e o advogado Renato de Mello Almada inauguram o Araucárias Residencial Sênior em Itapetininga, São Paulo, no dia 14 de abril. Empreendimento premium tem foco no envelhecimento ativo com operação completa de hospedagem, serviços, reabilitação e cuidados especiais desenvolvidos especificamente para este público.
Concebido com os mais elevados padrões internacionais de residenciais projetados especificamente para idosos, o Araucárias Residencial Sênior traz inovação, conforto e cuidado para Itapetininga e Região. Clineu Almada, médico geriatra e sócio do empreendimento, apresenta a proposta inovadora. “Existem pouquíssimos empreendimentos com este formato nas Américas. Mesclamos o melhor de dois mundos: o ambiente familiar, o contato com a natureza e a estrutura de uma hotelaria diferenciada, adequada para o cuidado, com assistência multidisciplinar em saúde e atenção integral”. O Araucárias Residencial Sênior conta com espaço ecumênico, cozinha, amplo jardim e terraço integrados, sala de jogos, sala de tv, e espaços para ateliê de artes e musicoterapia.
Os espaços ao ar livre e instalações compartilhadas têm projeto assinado pelo arquiteto e sócio Bruno Siqueira e pela arquiteta Juliana Almada com paisagismo de Paulo Hungria. “Buscamos incentivar a vontade de explorar o ambiente ao ar livre, aproveitando a natureza de Itapetininga, e valorizamos as áreas compartilhadas para incentivar o idoso a interagir com os outros. Sabemos a importância da amizade e de uma boa convivência para a longevidade e colocamos esses detalhes no centro do nosso projeto”, pontua Bruno.
Formatado como uma acolhedora casa de alto padrão adaptada às necessidades do idoso, o Araucárias Residencial Sênior conta com opções de longa e curta permanência além de day care, visando, assim, atender as demandas e escolhas do hóspede e sua família. O residencial oferece assistência em tempo integral, através de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e nutricionistas, além de especialistas e convidados especiais que ministrarão cursos e comandarão atividades socioculturais.
Com área total de 5 mil m², o Araucárias Sênior está localizado em uma região nobre e arborizada de Itapetininga, no bairro Vila Nastri, a quatro quilômetros do centro da cidade. A estrutura conta com um arborizado jardim, opções de quartos privativos e compartilhados e esquema completo de assistência à saúde e lazer. “A independência funcional do idoso é um fator importante na longevidade, por isso, o Araucárias Sênior conta com uma estrutura adaptada com portas mais largas, fechaduras bem posicionadas, iluminação adequada e outros detalhes que ajudam o idoso a manter a sua independência”, resume o geriatra Clineu Almada.
Unindo as melhores práticas da gerontologia e contando com a larga experiência na área do médico geriatra Clineu Almada, a equipe do Residencial cuidará do acolhimento de cada hóspede. “Um olhar individual, para que todas as necessidades sejam atendidas com excelência e acolhimento. A qualidade em cada detalhe, desde a expertise em serviços e cuidados até a programação, que inclui atividades físicas acompanhadas, estímulos ao convívio social, além de atividades lúdicas para promover independência, sociabilidade, fortalecimento muscular e estímulos cognitivos, ou mesmo reabilitação”, explica.
A inauguração, marcada para o dia 14 de abril, apresentará esta estrutura e todas as novidades da chegada do empreendimento à região de Itapetininga. Na oportunidade, os sócios apresentarão o espaço e receberão interessados para ocupar as primeiras vagas exclusivas para desfrutar de toda essa estrutura.