O prefeito Jeferson Brun reinaugurou o Espaço da Melhor Idade (EMI) na última sexta-feira, dia 14. Aproximadamente, 300 pessoas estavam presentes na unidade que oferece serviço gratuito para as pessoas com mais de 60 anos. Com o novo espaço, as modernas instalações permitirão implantar novas oficinas voltadas para o público que frequenta a instituição, que é vinculada à Secretaria de Promoção Social.
Todas as áreas foram adaptadas aos usuários do serviço, com muito verde, dependências planejadas e ventiladas e estacionamento facilitado. A pintura da fachada, feita de forma voluntária e gratuita, ficará a cargo da artista plástica formada em Arquitetura e Urbanismo, Luiza Yuri Oi Miura. O novo prédio fica à rua Kalil Hallak, 181, na Vila Novo Horizonte. A gestão municipal também garante o transporte gratuito aos integrantes do programa.
Além das oficinas já oferecidas no formato original, as pessoas com 60 anos ou mais poderão contar com diversas novidades, como aulas de informática, teatro, dança de salão com professores, rodas de terapia ocupacional, atendimento psicológico em parceria com a faculdade UNIFSP, além da terapia de leitura assistida com a presença de cães.
As turmas serão divididas em dois períodos, das 8h10 às 11h50 e das 13h10 às 16h50. De segunda a quinta-feira. Oficinas disponíveis são: teatro, informática, dança de salão, rodas de terapia ocupacional, atendimento psicológico, terapia de leitura assistida com a presença de cães, artesanato, coral, exercícios físicos e recreação com jogos.
Também serão disponibilizadas oficinas terapêuticas ocupacionais para estimulação das habilidades cognitivas, memória, atenção, concentração, além de rodas de conversas para prevenção de dificuldades associadas à saúde mental e envelhecimento. Essas atividades serão ofertadas de forma lúdica e motivadora.
Ao todo, o Espaço da Melhor Idade oferece 200 vagas para as oficinas do Centro de Convivência, e até 15, para o Centro Dia, serviço especializado disponibilizado somente a idosos que tenham algum grau de dependência de cuidados. Neste caso, o encaminhamento é feito, exclusivamente, por meio do CREAS e dos CRAS.
Para se inscrever para as atividades do Espaço da Melhor é necessário:
– Ter 60 anos ou mais;
– Ter autonomia física e motora;