Até o próximo dia 2 de maio de 2023, o Departamento Agropecuário do Sindicato Rural de Itapetininga estará providenciando o cadastramento dos associados para vacinação de bovinos e bubalinos contra brucelose, no sistema de mutirão nos bairros e está orientando os interessados a manterem contato o mais breve possível com a Técnica Agropecuária Mislaine Cristina Santos Martins, por meio do telefone (15) 3271-0811 ou do whats app (15) 99828-1052.
Após o cadastramento, o médico veterinário Ricardo Fernando Matos Oliveira manterá contato com os associados para programar a data e o horário que a vacinação,estando previsto o início dos trabalhos a partir do dia 15 de maio de 2023. Por realizar a vacinação no sistema de mutirão nos bairros, o referido profissional cobrará dos associados desta entidade valores mais acessíveis por animal vacinado.
O Sindicato Rural manteve entendimentos com omédico veterinário para antecipação dasprovidências, fazendo-se uma programação para atender da melhor maneira possível os associados, que, por sua vez devem aguardar o referido profissional na data agendada com os animais a serem vacinados, mantendo-os em espaço adequado com alimentação e água.
A vacinação é obrigatória para fêmeas de bovinos e bubalinos com a faixa etária de 3 a 8 meses, no semestre compreendido entre 01/12/2022 a 31/05/2023, devendo ser aplicada por médico veterinário credenciado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, profissional que emitirá o correspondente Atestado de Vacinação por meio do sistema eletrônico GEDAVE – Gestão de Defesa Animal e Vegetal, sendo necessário o proprietário confirmar o número de animais vacinados no mesmo sistema eletrônico.
O prazo para vacinação termina no dia 31/05/2023 e a comprovação ao órgão de Defesa Agropecuária no dia 07/06/2023. A multa pela não vacinação é de 5 UFESP (R$ 171,30) por animal. Não comprovar a vacinação também tem multa de 3 UFESP (R$ 102,78) por animal. Informações podem ser obtidas no Departamento Agropecuário do Sindicato Rural de Itapetininga com a funcionária Mislaine Cristina Santos Martins – Técnica Agropecuária, que está à disposição para auxiliar os associados O Médico Veterinário Nelson Corrêa de Lara também está à disposição para orientações, por meio do telefone/whats app (15) 99773-0007 ou atendimento presencial na sede do Sindicato Rural aos sábados, das 8h às 11h.
Informações gerais sobre a vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa e brucelose
No período de 01 a 31 de maio será realizada a campanha de vacinação contra febre aftosa, devendo ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades.
Também é o prazo final do 1º período para vacinação contra brucelose, semestre compreendido entre 01/12/2022 a 31/05/2023, abrangendo as fêmeas de bovinos e bubalinos com a faixa etária de 3 a 8 meses neste período. A vacinação contra brucelose deve ser aplicada por médico veterinário credenciado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, cujo profissional emitirá o correspondente Atestado de Vacinação e realizará o lançamento dessa informação no sistema eletrônico GEDAVE – Gestão de Defesa Animal e Vegetal.