A Prefeitura de Itapetininga mantém ativo o Viveiro Municipal com 95% de flora nativa. O local funciona como um “berçário” no compromisso de reposição de espécies em eventuais supressões de árvores, sempre com a devida comprovação.
Parcela significativa do estoque de mudas de espécies variadas cresceu devido às compensações, geralmente de empresas que precisam realizar a compensação para atender à legislação com órgãos ambientais.
Além de ser utilizado na compensação de áreas degradadas, arborização na área urbana e rural, para o reflorestamento de mata ciliar de ribeirões, de nascentes e do Rio Itapetininga e para atender o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), o local também está aberto para visitações escolares com foco na educação ambiental.
As visitas de educação ambiental acontecem de segunda a sexta, das 9h às 11h, no período da manhã e das 14h às 16h, no período da tarde (exceto aos feriados). A unidade está localizada à rua Orlando Scotto, 68, na Vila Prado.
Para agendar a visita, a escola deve protocolar o ofício em uma das duas unidades do Atende Fácil, no Paço Municipal ou na Vila Rio Branco, informando a data desejada, o motivo da visita (qual a temática a ser desenvolvida com os estudantes), o número de alunos, a faixa etária dos participantes e um telefone para contato.
Por questões de segurança, o número de visitantes no local é limitado a 30 pessoas. Para mais informações, as escolas interessadas devem entrar em contato pelo telefone (15) 3376-9604 ou por meio do e-mail [email protected]