Você deve conhecer muita gente cuja obra foi concluída bem diferente do que havia sido combinado com o empreiteiro. E deve conhecer também muita gente que precisou gastar muito mais do que foi previsto e combinado com o empreiteiro, tendo muito prejuízo e em alguns casos abalando a vida financeira por muitos anos….
É possível evitar dor de cabeça e ainda economizar na realização de uma obra, seja construção ou mesmo uma reforma na sua casa. Qual é o segredo ? O segredo é fazer os projetos da obra.
Os projetos permitem ter detalhadamente tudo o que será feito, de forma que você possa controlar mais do que o seu empreiteiro, exigindo dele que sua obra seja feita como você quer e não de acordo com o que é “mais fácil” para ele.
E tem mais: os projetos também trazem as informações das quantidades detalhadas dos materiais que serão utilizados nas diversas áreas (estrutura, hidráulica, elétrica, cobertura, etc).
Com as quantidades de materiais nas mãos você evita desperdícios e mesmo uma possível “malandragem” da mão de obra contratada com relação a pedir mais material do que o necessário.
Augusto Duarte Nogueira , da EPN Construtora, destaca a importância dos projetos: “mesmo numa simples residência, observa- se inúmeras disciplinas de diferentes áreas para projetar e executar uma obra, e com isso a importância de ter o total domínio de todos os detalhes. Para esse domínio e controle se faz necessário a captação das informações certas e consequentemente o que fazer com elas. Agir de forma inteligente e estratégica é fundamental para que sua obra não seja um fracasso ou gere muita dor de cabeça para realizá-la. Com os projetos e as quantidades nas mãos, fica fácil e tranquilo de você controlar como ficará sua obra, evitando as “surpresas” e os prejuízos imprevistos”, afirma.