Itapetininga participa pela terceira vez no Pint of Science Brasil abordando temas significativos ao município, como os reflexos políticos e sociais da instalação da ferrovia Sorocabana, o papel da cidade na revolta paulista de 1924, o movimento popular contra a Sul Paulista, a companhia de energia da época, e ainda vai debater para que serve a Matemática com a participação de pesquisadores da própria cidade.
Neste ano, o maior festival de ciência do país, o Pint of Science Brasil, terá a participação de 124 cidades, incluindo 20 capitais estaduais e o distrito federal. O evento contará com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes.
Em 2022, 39 cidades brasileiras participaram, com público total estimado em 9.753. O Brasil é o país com o maior número de cidades presentes no festival, 124; seguido da Espanha, com 55; França, com 45; e Alemanha, com 16.
O objetivo do festival é tornar a ciência mais acessível à população e, para isso, falará sobre temas que vão desde a biologia, química, física e matemática até questões contemporâneas como política, direito, história e tecnologia.
Com o lema Um Brinde à Ciência, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa a inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.
O Pint of Science Brasil é organizado por mais de 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos.
O festival é uma oportunidade única para interagir com pesquisadores de forma descontraída e leve, aprendendo sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debatendo temas de relevância social. A expectativa de público para este ano é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores.
Evento aproxima a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível
O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em 26 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
Agenda do festival Pint of Science Brasil
Dia: 23/5 (terça-feira)
Local: Bamberg Express
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 912, centro.
Horário: das 19 horas às 21 horas
Tema:“Matemática e arte”
Participante: Prof. Dr. Odilon Luciano (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo)
Mediadora: Profa. Dra. Eleni Nobre (Instituto Federal de São Paulo)
Dia: 24/5 (quarta-feira)
Local: Restaurante Árabe
Endereço: Rua Fortunato Mazzei, 639, Center Park, Vila Mazzei.
Horário: das 19 horas às 21 horas
Tema: “A história de Itapetininga no século XX”
Participantes: Edmundo Nogueira (Jornalista e Historiador – Universidade de São Paulo)
Igor Chaves (Arquiteto e mestre em Planejamento e Gestão de Território – Universidade Federal do ABC)
Coletivo 015
Lucas Afonso (doutorando em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense
Mediador: Prof. Dr. Cassiano Terra Rodrigues (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
O evento em Itapetininga tem a Coordenação Geral de Cassiano Terra Rodrigues,
Coordenação acadêmica de Fabiana Zilocchi, Coordenação de Redes Sociais, Identidade Visual e Marketing de Cristina Cardoso Person (Kiki) e Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: Jerusa Rodrigues.
Patrocinador
Apoiadores: