O Ginásio Ayrton Senna da Silva ficou lotado para a formatura de mais uma turma escolar no combate às drogas, na semana passada, em Itapetininga. Trata-se Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Polícia Militar e realizado em parceria com a Prefeitura de Itapetininga.
Aproximadamente 500 alunos receberam o certificado de conclusão do curso e fizeram seu juramento de manterem-se afastados das drogas e longe da violência, unindo-se aos mais de 32 mil estudantes, que cursam o 5º ano do ensino fundamental, já certificados em Itapetininga desde 1998.
Ao longo de três meses do Programa, os alunos aprenderam não somente dizer não às drogas, e resistir à pressão de amigos ao uso dessas substâncias, mas também ter uma conduta ética, dominar as emoções, resolver problemas dentro da escola e em casa. E sobretudo, possuir autoestima.
A arquibancada ficou lotada dos pais e responsáveis que acompanharam a cerimônia, além dos instrutores da PM e autoridades municipais. As aulas são realizadas nas escolas públicas e privadas, por meio do 22º Batalhão de Polícia Militar do Interior e de seus instrutores, devidamente capacitados.
O prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, apontou que essa parceria com a PM permite convencer os jovens a ficar longe das drogas. “A parte mais sensível da nossa sociedade são as crianças, protegê-las é nosso dever. Elas são mais vulneráveis. Nosso papel é esclarecer que as drogas trazem efeitos nefastos nas vidas das famílias”, disse o prefeito.