Depois de mobilizar produtores na Região Sul, o Meet da Carne, projeto itinerante promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), chega ao estado de São Paulo. O evento será realizado em Itapetininga no dia 25 de maio na Cervejaria RT166 (Rodovia Raposo Tavares, km 166) a partir das 18h30min. A iniciativa visa fomentar o ganho genético na pecuária brasileira e o uso de reprodutores superiores com base nos dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) com o objetivo de obter um gado comercial superior e mais valorizado no frigorífico. Em formato descontraído, o evento é um bate-papo com direito a degustação de carnes certificadas.
Diretor da ANC, Adriano Lopes, destaca que o Promebo é uma ferramenta indispensável na tomada de decisões dentro das propriedades. “Como criador e usuário do Promebo desde 2020, colho os frutos diários dessa seleção. Sem dúvida nenhuma, ao participar do Meet da Carne, quem produz vai sair com muita informação para também alavancar seus resultados. É um momento muito oportuno para nos unirmos e nos fortalecermos em busca de uma atividade pecuária cada vez mais eficiente e sustentável”, acrescenta. As palestras serão ministradas pelo superintendente suplente da ANC, Braulli Ferrari, e pelo coordenador do Promebo, Laerte Rochel.
O evento conta com apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Itapetininga e do Sindicato Rural do município. Mobilizando produtores da região, o presidente do Sindicato Rural de Itapetininga, Amauri Elias Xavier, espera que o evento seja uma fonte de informação sobre todos os recursos utilizados no melhoramento genético. “É um encontro muito importante e envolve pecuaristas de várias raças e regiões”.
Segundo o prefeito de Itapetininga, Jefferson Brun, a região detém criadores de diversas raças, por isso, fomentar um programa de melhoramento e promover o registro dos animais, tanto bovinos quanto equinos, é algo de grande interesse da sociedade. “É com grande orgulho que vamos sediar o primeiro Meet aqui no município. Esperamos que seja o primeiro de muitos”, afirma.
Convicto de que o melhoramento genético é parte do caminho para enfrentar os avanços da agricultura em áreas de pecuária no Interior de São Paulo, o diretor da CATI Regional Itapetininga, Marcelo Ament Giuliani dos Santos, confia que o Meet será uma grande oportunidade para os criadores que estão focados em buscar a evolução da pecuária de corte. “Produzir em uma mesma área o recurso equivalente à soja, depende do melhoramento genético, do manejo das pastagens, da nutrição adequada e da sanidade”, ressalta.
O Meet de Itapetininga tem também o apoio de Supra, Maré Agropecuária, Timac Agro, Agener União e Agrária Nutrição Animal.