O Projeto de Lei 1260/2023 de autoria da deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) que cria acolhimento em repúblicas, em número mínimo destinado a órfãos maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social foi um dos assuntos discutidos em uma audiência nesta terça-feira, dia 30, entre a parlamentar e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL).
“Trabalhar para as Repúblicas serem realidade em todo o país é uma das minhas missões em Brasília. Já protocolei o Projeto de Lei que garante acolhimento, qualificação profissional e vaga na faculdade para jovens filhos de abrigos quando completam a maioridade. Nesta audiência com o presidente Arthur Lira, tratei sobre os trâmites do projeto”, destacou a deputada federal Simone Marquetto.
No projeto, Simone Marquetto disse que sabe das dificuldades que esses jovens enfrentam ao atingir a idade adulta, na condição de egressos de instituições de acolhimento, anteriormente conhecidas como orfanatos ou abrigos de menores.
“A inspiração vem do programa República, bem-sucedido que criei como prefeita em Itapetininga, no interior de São Paulo. Uma masculina e outra feminina. As duas com suporte e coordenação técnica de psicólogos e assistentes sociais, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e atuação transversal entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Para esses jovens, mais qualidade de vida, qualificação e dignidade. Itapetininga será modelo para o Brasil”, concluiu a parlamentar.