O Hospital Municipal de Itapetininga recebe um investimento inédito, privado, de R$ 20 milhões da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Enkyo. Com os recursos, 10 mil m² da área da unidade de reformas e ampliação e novos equipamentos. Recentemente, 2 mil m² das antigas paredes do hospital foram derrubadas, no local serão erguidos novos setores de atendimento.
As obras começaram no início de janeiro de 2023 e a previsão é que sejam concluídas em 18 meses. Segundo o prefeito Jeferson Brun, com o investimento no Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes” (HLOB) haverá o aumento, em média, de 57% da capacidade de atendimento, entre leitos e especialidades. “O Hospital vai ficar zero, vai ficar lindo”, mencionou o chefe do Executivo.
A Nipo Brasileira estudava a compra de uma Santa Casa na região para filantropia. Nós a convencemos a investir os recursos da aquisição no nosso Hospital Municipal. Com o valor, será possível reformar as estruturas e ampliar, por exemplo, o número de leitos que passarão de 112 para 154. “Irá nascer um novo hospital. É o primeiro contrato do gênero em que há investimento privado em uma unidade de saúde pública”, afirmou Brun.
Pronto Socorro mais forte
A reforma trará comodidade aos usuários e novas áreas de atendimento. Entre os destaques estão os quartos de internação. As reformas chegaram, recentemente, na recepção e na emergência do Pronto Socorro Municipal (PSM). Os novos equipamentos hospitalares alcançarão o montante de R$ 8,73 milhões, maior investimento. Desde que a Enkyo assumiu a gestão, no ano passado, o atendimento mensal no PSM subiu de 11 mil para 13,3 mil pacientes.
Novos Setores
Também serão criados três novos setores: Alas de Medicação, de Exames e de Observação Mista. O destaque, segundo o prefeito, é que os pacientes serão atendidos em ambientes com maior comodidade. Outra novidade é que surgirá a Nova Ala de Psiquiatria. A Recepção e o Centro Cirúrgico e Obstétrico da Maternidade também estão incluídos no plano de obras de melhorias. O HLOB atende 12 cidades da região que agregam uma população de 500 mil habitantes, embora seja uma unidade municipal.
Equipamentos de Precisão
Chegarão, também, novos equipamentos que darão precisão para os exames médicos e modernidade ao Hospital. “Haverá ainda um tomógrafo de última geração, nível de Hospital Albert Einstein, Sírio Libanês e Nipo em São Paulo. A nossa saúde hospitalar tem melhorado e irá melhorar muito mais. Vamos elevar em pontos extraordinários”, completou o prefeito.