PUBLICIDADE
19 de fevereiro de 2026
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Sindicato Rural de Itapetininga alerta sobre intoxicação de bovinos por plantas existentes em pastagens

Estima-se que existam no Brasil mais de 90 espécies de plantas tóxicas que causam prejuízos em rebanhos bovinos, segunda a Embrapa Gado de Corte. (Divulgação)

Estima-se que existam no Brasil mais de 90 espécies de plantas tóxicas que causam prejuízos em rebanhos bovinos, segunda a Embrapa Gado de Corte. (Divulgação)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

Com um tema de extrema importância para o produtor rural, o Sindicato Rural de Itapetininga abordou na última segunda-feira (12/06), em rádio local, na Super Difusora FM, no programa denominado “Rancho do Filisbino”, a qual temos horário todas as segundas, a partir das 08h30min, sobre a Intoxicação de animais por vegetais encontrados em pastagens. A colaboradora Mislaine Martins, técnica Agropecuária do Sindicato Rural, participou desse bate papo com o objetivo de informar e instruir o produtor rural a coibir esses tipos de acidentes com animais que utilizam da pastagem como parte da dieta alimentar. Sabe-se que a criação de bovinos no Brasil, com ênfase na pecuária de corte, é feita em pastagens (sistema extensivo), onde o gado tem acesso à grandes áreas com tipos diferentes de gramíneas. Um dos problemas enfrentados pelos pecuaristas é a intoxicação dos animais decorrente da ingestão de algumas plantas que possuem um nível de toxicidade que pode levá-los à óbito dependendo da quantidade ou da parte da planta que foi ingerida.

PUBLICIDADE

Uma das principais causas de morte de animais adultos é a intoxicação por plantas tóxicas. As plantas tóxicas estão presentes em todo território do país, o que agrava a situação e se torna mais um motivo para o produtor fazer o manejo correto das suas pastagens.
As consequências da ingestão de plantas tóxicas variam desde fotossensibilização até morte súbita do animal.
A morte por plantas toxicas atualmente entra na posição de 3° no ranking de mortes de bovinos, perdendo para a raiva e botulismo. Tendo uma estimativa de 10 a 20% das percas dos animais é pelas plantas.

Existem mais de 90 espécies de plantas tóxicas aos animais, sendo que 80% das causas é pelo famoso cafezinho ou erva de rato.

Cafézinho – Também conhecida pelos nomes de erva-de-rato, e roxinha, esta planta tem boa palatabilidade, é altamente tóxica e está presente em áreas de mata e capoeira. Causa sinais clínicos nervosos como desequilíbrio dos membros posteriores, tremores, musculares, queda repentina do animal e taquicardia, podendo causar morte súbita. Não existe tratamento para os animais intoxicados.

PUBLICIDADE

Timbó – Timbó, tingui ou cipó-prata apresenta toxicidade em toda sua estrutura, principalmente na fase de brotação. Ocorre durante o ano todo e é uma das principais plantas que causam a morte dos animais. Os animais apresentam como sinais clínicos tremores musculares, taquicardia, queda repentina, decúbito lateral, urinar frequentemente, fezes com muco e mucosas pálidas. Ao identificar a intoxicação, o produtor deve deixar o animal em repouso na sombra e evitar movimentá-lo.

PUBLICIDADE

Samambaia – A samambaia é uma plana tóxica que, verde ou seca, causa danos aos animais. É encontrada em todo o país, especialmente nas encostas de morros e lugares mais úmidos. Os sinais clínicos são: hematúria enzoótica (sangue na urina), sangramento da pele, pequenas feridas e câncer esofágico.

Chumbinho – Conhecida também pelos nomes cambará e margaridinha, possui ampla distribuição pelo Brasil e seu consumo ocorre mais durante a escassez de alimentos. Causa fotossensibilização e morte dos animais. Sinais clínicos: fotossensibilização das regiões despigmentadas da pele, anorexia, inquietação, icterícia, urina de coloração marrom.  O tratamento é feito com soro, pomadas, corticóides e anti-histamínicos.

Cipó-ruão – Planta muito presente na região sudeste, e seu consumo ocorre quando há restrição alimentar pois tem baixa palatabilidade (exceto os brotos jovens). Os principais sinais clínicos são: edema de barbela e região esternal, aborto, emagrecimento progressivo e relutância em andar.

Dama da noite – Também chamada de coerana e pimenteira, é uma planta invasora de pastagens onde as folhas, brotos e frutos são tóxicos. Apresenta como principais sinais clínicos: apatia, anorexia, parada ruminal, dorso arqueado, ranger de dentes e movimentos de pedalagem. Existem outras espécies de plantas que também são tóxicas para os ruminantes, como a mandioca, mamona e leucena, mas essas cinco são responsáveis por grande parte das intoxicações.

Tratamento Sintomático para as plantas toxicas: (tratamento de suporte)
• Fonte energética
• Proteção hepática


Prejuizos econômicos
Diretos: Morte dos animais, baixo índices reprodutivos (abortos e infertilidades)
Indireto: custo de controle das plantas nas pastagens, medidas de manejo, utilização de cercas nas matas, pastejo alternativo, diagnóstico das intoxicações e os medicamentos.


Prevenção
• Cercar as matas;
• Tirar as plantas das pastagens;
• Ter uma atenção maior no inverno, ficar atento com a parte nutricional para que os animais não procurem comer as plantas tóxicas que a chamam a atenção por sua cor.

Relacionadas

Estradas rurais dos bairros Campo do Meio e Rocinha, em Itapetininga, recebem serviços de nivelamento

por Cidade Itapetininga
As equipes executaram o serviço de nivelamento nas estradas dos bairros Campo do Meio e Rocinha. (Divulgação)

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue com os trabalhos de manutenção e melhoria das...

Ler maisDetails

PAT de Itapetininga tem 211 vagas de emprego nesta quarta-feira

por Cidade Itapetininga
Carteira de Trabalho Digital. (Agência Brasil)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itapetininga oferece, nesta quarta-feira (28), 211 vagas de emprego. Os interessados devem...

Ler maisDetails

Confira o que abre e fecha no Dia do Servidor Público

por Cidade Itapetininga
Praça dos Três Poderes, localizada no Jardim Marabá. (Divulgação)

Comemorado oficialmente em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público foi antecipado para esta segunda-feira (27). Com a mudança...

Ler maisDetails

Feira de Economia Criativa e Solidária vai ser realizada em outubro em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A FECRIS é mais que uma feira: é um espaço de integração, cultura e solidariedade, reunindo artistas, empreendedores criativos, coletivos e iniciativas locais. (Divulgação)

A cidade de Itapetininga se prepara para mais uma edição da FECRIS – Feira de Economia Criativa e Solidária, que...

Ler maisDetails

Frota do transporte coletivo é renovada em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A nova frota traz mais conforto e segutança para os usuários. (Divulgação/Prefeitura de Itapetininga)

A Prefeitura de Itapetininga informou que novos ônibus municipais já estão em circulação nas linhas urbanas. A iniciativa faz parte...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em Itapetininga. (William Furtado)

IFSP abre inscrições para seleção de professores do Cursinho Popular

O "Festival do Boteco" será realizado na quinta (12) e sexta-feira (13), a partir das 17h. (Divulgação)

Festival do Boteco começa nesta quinta-feira e promete agitar o Carnaval em Itapetininga

No interior do imóvel, a Polícia Civil encontrou expressiva quantidade e diversidade de drogas, entre elas maconha, cocaína e a substância conhecida como “ice”, além de porções fracionadas prontas para a comercialização. (Divulgação/Polícia Civil)

Polícia Civil estoura ‘casa bomba’ e prende suspeito por tráfico de drogas em Itapetininga

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”. (Divulgação)

AME Itapetininga abre vaga para técnico de enfermagem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.