A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (ENKYO) completa um ano à frente do Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, em Itapetininga, sempre com o foco na busca constante de melhorias para oferecer à população uma referência em qualidade da prática médica. A parceria entre a entidade filantrópica e a Prefeitura Municipal de Itapetininga trouxe inúmeros benefícios como, por exemplo, a ampliação de leitos, reformas estruturais, modernização, capacitação profissional e humanização.
Em 01 de julho de 2022, o HLOB iniciou uma nova fase sendo administrado pela ENKYO, primeiramente em contrato emergencial e, após vencer a licitação e assinar o contrato no dia 11 de novembro de 2022, a entidade continuará na administração do Hospital nos próximos cinco anos. O HLOB oferece aos 13 municípios que integram a Região de Saúde de Itapetininga atendimento médico-hospitalar 100% SUS.
“Foi um desafio, buscamos suprir as demandas de forma imediata, sempre com qualidade e eficiência. Tínhamos três objetivos principais: tornar o serviço mais humanizado, com mais recursos financeiros e com o foco na capacitação contínua dos funcionários. Estamos felizes com os avanços conquistados até agora e com a certeza de que ainda temos muito para melhorar. O trabalho é contínuo! ”, diz Hélio Keichi Mori, Diretor-Executivo do HLOB.
Em um balanço de julho de 2022 até maio de 2023, tivemos um total aproximado de 164.208 atendimentos, 9.232 internações, 1.639 partos, 3.059 cirurgias, sendo 765 eletivas e 2.294 de emergência, 418.158 exames laboratoriais e 97.426 exames de imagem, números que refletem a importância do HLOB para Itapetininga e região. Investimentos em melhorias de processos na busca do tratamento de qualidade, digno e humanizado.
“Quando iniciamos, haviam dois médicos atendendo no Pronto Socorro durante o dia, aumentamos para o total de cinco durante o dia e três médicos à noite. Criamos protocolo de sepse, protocolo de atendimento para dor torácica e protocolo de atendimento ao autista. A especialidade de neurologia também retornou com a chegada da ENKYO, além dos mutirões de cirurgias eletivas que foram e continuam sendo um avanço para a saúde”, conta Dr. Jackson Diego Maia Soares, diretor Técnico.
O HLOB está recebendo um investimento de R$ 18.045.913,90 da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e, com os recursos, os 10 mil m² da Instituição passam por reformas e ampliações, além de novos equipamentos, mobiliários e muita modernização. Haverá o aumento, em média, de 57% da capacidade de atendimento, entre leitos e especialidades. Aos profissionais, capacitações também são realizadas visando o aprimoramento constante.
“No momento, estamos em andamento com a reforma e ampliação do Pronto Socorro, haverá nova ala de Psiquiatria, ampliação do atendimento, novo morgue, novos equipamentos como, por exemplo, o tomógrafo, dentre outros avanços. Através dessa parceria, é possível realizar a grande missão de proporcionar atendimento médico de qualidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finaliza Rosaldo de Proença Pereira, administrador hospitalar.
Relembre as melhorias
Apenas 25 dias após administrar o HLOB em contrato emergencial, a ENKYO inaugurou dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) convencional, um grande avanço para melhor atender à população.
Em setembro de 2022, foram colocadas em funcionamento, em local que estava inutilizado há anos, uma sala cirúrgica e uma para recuperação pós-anestésica, utilizadas durante os mutirões de cirurgias eletivas.
Em outubro de 2022, o mesmo local foi ampliado para atender às demandas de urgência e emergência. A nova emergência conta com leitos de estabilização pediátrica, estabilização adulto, semi-intensiva, emergência, isolamento respiratório e sutura.
Quartos das enfermarias também foram reformados ao longo deste um ano, para melhor acomodar os pacientes e familiares, além de posto de enfermagem repaginados e recepção central.
Em janeiro deste ano, as salas administrativas, o telhado e o corredor administrativo foram reformados. Em abril, o Pronto Socorro passou por alteração de local para que a demolição pudesse começar visando continuação das reformas e ampliações. A previsão é que todas as alterações sejam concluídas em 18 meses desde a assinatura do convênio.
Vale destacar também os mobiliários e aparelhos modernos instalados como, por exemplo, o aparelho de videolaparoscopia, que muito ajuda nos mutirões de cirurgias eletivas, além do tomógrafo que será uma das próximas grandes conquistas do Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes.