PUBLICIDADE
18 de dezembro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Musical infantil ‘Maria da Luz’ será encenado no Teatro do Sesi Itapetininga

A Cia. dos Náufragos foi criada em 2014, em Campinas, pelos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, ambos formados em Artes Cênicas pela Unicamp. | Divulgação | Marcel Vecchia

A Cia. dos Náufragos foi criada em 2014, em Campinas, pelos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, ambos formados em Artes Cênicas pela Unicamp. | Divulgação | Marcel Vecchia

Facebook TwitterWhatsappTelegram

De repente, a escuridão! E qual o remédio para tirar um pequeno vilarejo localizado nas cordilheiras desse tamanho breu? Apenas um: contar com o apoio de uma menina que emana luz pelos olhos. Mergulhado nesse tom de realismo fantástico, recontado em cena a partir da multilinguagem cênica, com música, máscara e teatro de bonecos, a premiada Cia. dos Náufragos, de Campinas (SP), estreia o seu mais novo espetáculo: o musical infantil Maria da Luz, em cartaz às sextas-feiras (14 e 21/7) e aos sábados (15 e 22/7), às 15h, no Teatro do SESI Itapetininga. A entrada é franca, com reserva pelo site https://itapetininga.sesisp.org.br/.

Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa) e pelo Edital de Chamamento SESI Viagem Teatral – Montagem de Espetáculos Inéditos, do SESI-SP, a temporada de Maria da Luz também passará, até outubro de 2023, por Itatiba, São José dos Campos, Cordeirópolis e Caieiras.

PUBLICIDADE

Marca da identidade da companhia, que se inspira em obras literárias para a confecção de seus espetáculos, o musical infantil Maria da Luz nasceu do fascínio do grupo pelo livro homônimo assinado pelo autor e multiartista uruguaio Rafael Curci, com ilustrações de Ana Muriel. Por sinal, a obra integra a coletânea As Três Marias, uma trilogia de contos breves situados em diferentes povoados da América Latina.

Para Moacir Ferraz (Boa Companhia | SP), o diretor da montagem, o encontro foi amor à primeira leitura. “De cara, dois temas que vimos no texto original nos chamaram a atenção: o nascimento de uma criança como força renovadora da vida e o embate entre um modo de viver mais simples, em comunhão com a natureza, versus a versão moderna de existência baseada no modelo de consumo capitalista”, destaca o diretor.

Para conhecer a narrativa, o espectador precisará viajar até um vilarejo longínquo chamado Tokonar. Nesse local de escuridão, isolado entre as montanhas das cordilheiras, nasce uma menina com um dom muito peculiar: o de emanar luz pelos olhos. Com a falta de iluminação e o desarranjo de uma promessa de eletricidade, somente a luz de uma criança é a esperança para a sobrevivência da comunidade.

E como trazer Maria da Luz à luz dos holofotes? A resposta é de puro encantamento: a partir da multilinguagem cênica, composta de música, máscara e teatro de bonecos, outra marca da pluralidade cênica da Cia. dos Náufragos. Tudo isso, é claro, esculpido de forma coletiva durante os ensaios, que contaram com exercícios de imaginação, improvisação e criação. Destaque aos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, que dão vida a oito personagens para lá de fantásticos e misteriosos.

Os destaques

Construídas pelo artista Lu Antunes, de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, as máscaras do espetáculo são o passaporte para o universo fabuloso. “A máscara é um instrumento ancestral ligado às origens do próprio teatro. No caso de nossa peça, ela auxilia a trazer o elemento fantástico que ronda o vilarejo de Tokonar, pois os habitantes não são pessoas comuns, como os espectadores vão comprovar”, conta o ator Miguel Damha. 

Já a trilha sonora original, assinada pelo trio Esteban Alvarez, Renan Villela e Bruno Cabral, é executada ao vivo a partir da sonoridade de inúmeros instrumentos, entre os quais o charango (pequeno instrumento de cordas andino), que se torna fio condutor da narrativa. “A cultura andina é uma grande influência para o espetáculo. Além de inspirar a música, ela permeou a costura dos figurinos, que recriam os trajes tradicionais dos povos andinos, e a construção dos cenários, que contam com estruturas dinâmicas e luminosas”, destaca a atriz Cristiane Taguchi.

E qual luz de esperança o espetáculo traz aos pequenos e grandes espectadores? A Cia. dos Náufragos permite alguns spoilers: a importância das crianças no coletivo, a harmonia de se viver em comunidade, o respeito à natureza e o fim das intolerâncias. Só isso? Cristiane Taguchi acrescenta mais algumas: “Gostaria que o público tivesse uma experiência divertida e emocionante, e que ela contribuísse, de alguma forma, com a construção de uma sociedade mais simples e feliz.”

A companhia

A Cia. dos Náufragos foi criada em 2014, em Campinas, pelos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, ambos formados em Artes Cênicas pela Unicamp.

O grupo desenvolve, desde sua criação, uma pesquisa artística a partir de dois temas centrais: o teatro narrativo e a palavra falada, e a exploração da música como dramaturgia de cena.

Dentre as montagens da companhia, podemos destacar o espetáculo de rua A Ilha Desconhecida, baseado na obra do Nobel José Saramago, a peça de máscaras Contos para enganar a morte, inspirada obra homônima do escritor Ricardo Azevedo, e o musical infantil Destroca, livre adaptação do livro O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados, de Neil Gaiman.

Em 2023, o grupo estreia Maria da Luz, espetáculo infantil de máscaras inspirado na obra homônima de Rafael Curci.

Relacionadas

Espetáculo Árvore da Vida se apresenta em duas sessões nesta quarta-feira em Campina do Monte Alegre 

por Cidade Itapetininga
A Companhia de Teatro Sia Santa é uma associação cooperativista dirigida por Crispim Júnior e Jorge Fantini, com um quadro social de mais de 30 artistas cooperados. (Foto: Divulgação/Sia Santa)

Dia 08 de outubro, quarta-feira, às 08h30 e às 13h30, o espetáculo Árvore da Vida se apresenta no Clube do...

Ler maisDetails

Espetáculo Árvore da Vida e Oficina gratuita de vivência teatral chega a Sarapuí esta semana

por Cidade Itapetininga
A Companhia de Teatro Sia Santa é uma associação cooperativista dirigida por Crispim Júnior e Jorge Fantini, com um quadro social de mais de 30 artistas cooperados. (Foto: Divulgação/Sia Santa)

Dia 09 de outubro, quinta-feira, às 15h, e no dia 10, sexta-feira às 10 horas da manhã, o espetáculo Árvore...

Ler maisDetails

Banda Meia Boca representa Itapetininga na final da Seletiva Agulha em São Paulo

por Cidade Itapetininga
Banda Meia Boca é um trio de rock autoral formado em Itapetininga (SP) por Ivan Fortunato, Israel Leitão e Nathan Chagas. (Divulgação)

No próximo dia 05 de outubro, a cidade de São Paulo será palco da grande final da Seletiva Agulha, evento...

Ler maisDetails

 SESI Itapetininga recebe programação cultural que une educação, teatro e música

por Cidade Itapetininga
Uma viagem que começa com respeito à infância e termina em aplausos ao som do rock e da poesia cênica. (Divulgação)

Entre os dias 24 e 28 de setembro de 2025, o Centro Cultural SESI Itapetininga abre suas portas para uma...

Ler maisDetails

Projeto Cantos da Passarinhada oferece aulas gratuitas de canto em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
A ação, conduzida pela professora Kátia Baroni, visa democratizar o acesso à cultura e ao ensino vocal, além de fomentar o desenvolvimento artístico da população. (Dviulgação)

Itapetininga passa a receber neste mês o projeto “Cantos da Passarinhada”, que oferece aulas gratuitas de canto à população. A...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

Elias Francisco, de Alambari, da classe F33, alcançou um feito histórico. (Divulgação)

Paratleta de Alambari, Elias Francisco, conquista dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro Paralímpico

O Night Glow é um espetáculo noturno encantador, no qual balões de ar quente permanecem presos ao solo enquanto realizam uma coreografia de luzes sincronizadas. (Divulgação)

Alambari prepara noite mágica com ‘Night Glow’ e show especial de Paulo Ricardo com entrada gratuita

No curso, os alunos são orientados e preparados na busca de um emprego compatível com seus interesses e habilidades. (Agência Brasil)

PAT de Itapetininga tem 224 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

A população da cidade de Itapetininga chegou a 157.790 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 9,29% em comparação com o Censo de 2010. (William Furtado)

Prefeitura de Itapetininga realiza nova Audiência Pública para revisão do Plano Diretor nesta segunda-feira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.