O prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, anunciou a abertura de concurso público para Guarda Civil Municipal (GCM). São 51 vagas para o cargo na GCM com salário inicial de R$ 2.873 para uma uma jornada de 40 horas em escala de trabalho diurno e noturno e 40% de adicional de periculosidade. O edital completo será publicado na edição deste sábado, dia 16, no Semanário Oficial do Município.
“Itapetininga foi classificada como a 7ª cidade mais segura do estado de São Paulo e 10ª do Brasil. Isso se deve aos esforços dos órgãos de segurança pública do Estado e da Guarda Civil Municipal. Afinal, nossa gestão adquiriu viaturas, investiu em equipamentos, como pistolas 9mm, calibre 12, treinamento teórico e prático. Compramos novos coletes e coldres. Investimos muito em segurança pública e, agora, com a nossa proposta, nós vamos dobrar o efetivo da GCM”, afirmou o prefeito.
O período de inscrição começa neste sábado, dia 16, e prossegue até 22 de outubro de 2023, exclusivamente pela internet através do site www.gsaconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 75. Para se candidatar ao cargo, o interessado deve ter ensino médio completo, carteira de habilitação A e B e idade entre 18 e 45 anos.
Entre as exigências do concurso, a pessoa não poderá ter registros de antecendentes criminais. O concurso será realizado pela GSA – Consultoria e Pesquisa em Instituições Públicas. É o segundo concurso público aberto nesse ano pela Prefeitura de Itapetininga. “É mais um passo importante na garantia da segurança e tranquilidade de nossa comunidade”, afirmou o prefeito
Segurança Pública
Itapetininga é a 7ª cidade mais segura do estado de São Paulo e 10ª do Brasil, apontou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2023. O ranking é desenvolvido conforme as taxas de mortes violentas intencionais. Assim, quanto menor o índice, mais baixa é a incidência de crimes no município. Neste estudo, Itapetininga apresenta a taxa de 3,8 mortes por 100 mil habitantes.
De acordo com a gestão municipal, os números também demonstram que os investimentos municipais e a implantação de novos projetos na área de segurança pública estão corretos. A Prefeitura de Itapetininga colaborou para que a cidade alcançasse a melhor colocação por meio da Guarda Municipal, ao aumentar o efetivo para proteger o patrimônio e a ronda escolar. . “Itapetininga continuará a crescer, mas queremos que preserve o jeito de cidade do interior, com qualidade de vida, tranquila e segura”, disse Brun.