Com o Ginásio Ayrton Senna da Silva lotado, mais de 2 mil profissionais da área da educação de Itapetininga ficaram de pé para receber o renomado educador, Mario Sergio Cortela. O evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 18, para falar sobre “Ética, Pessoa, Empresa e Sociedade”. O prefeito Jeferson Brun ficou feliz de trazer um dos maiores nomes da educaçãoa nacional para perto dos profissionais de Itapetininga, a “Terra das Escolas”.
Para o prefeito, é importante “manter os professores motivados, pois são eles que irão formar as crianças. Em cada aula, os professores depositam um grão de areia desde a infância na construção de um país melhor. E a educação é um dos pilares que assegura melhores salários e condições de trabalho”, afirmou o prefeito em entrevista. “São os investimentos na área da educação que garantem o futuro melhor na vida adulta”, completou Brun.
Na palestra, Cortella, ressaltou a parceria entre os professores (docência) e os alunos (discência). “Na área da educação escolar, a docência e a discência tem que andar de braços dados com a decência. A docência e a discência são inimigas da indecência. A educação pública, especialmente a municipal, a decência está em fazer o certo e da melhor forma para a população para qual trabalhamos”, afirmou o educador.
Considerado uma das maiores referências do Brasil no meio acadêmico da atualidade e autor de mais de 40 obras nas áreas da educação e filosofia, Cortella é presença constante na mídia como âncora, debatedor e comentarista, com a impressionante marca de mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no Youtube e mais de 140 milhões de visualizações. Ele foi Secretário de Educação na cidade de São Paulo e membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC.
Nascido em Londrina, interior do Paraná, na juventude (1973 a 1975) experimentou a vida monástica em um convento da Ordem dos Carmelitas Descalços, mas abandonou a perspectiva de ser monge para seguir a carreira acadêmica. Concluiu sua graduação em 1975, na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Em 1989, concluiu seu mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti, e em 1997, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire, conclui seu doutorado também em Educação pela PUC-SP.