Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, Itapetininga (SP) irá realizar o 1º Encontro de Colecionismo da Região. Além de contar com mais de 20 expositores, o encontro também proporcionará a avaliação, compra, venda ou troca de itens colecionáveis como selos, cédulas, moedas, figurinhas, tampinhas, miniaturas de carrinhos, medalhas, chaveiros entre outros. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita.
Durante o evento, os visitantes poderão apreciar a Exposição de Moedas e Medalhas em Homenagem aos Profissionais de Combate à Covid-19, com mais de 70 peças únicas de diferentes países, do colecionador Fabrício Carone. O encontro inédito irá ocorrer no salão de eventos do Uni Hotel Colonial Flat (R. Francisco Corrêa da Silva, 290 – Jardim Alvorada, Itapetininga), durante a sexta e sábado (das 8 às 18h) e domingo (das 8 às 16horas).
Segundo os organizadores do evento, Itapetininga foi escolhida por ser um município com características de polo regional, englobando 12 municípios e localizada numa região de pleno desenvolvimento turístico, cultural e de lazer. “Nosso objetivo é incluir a região de Itapetininga no circuito do colecionismo; é uma região rica em história e que ainda não havia sido contemplada com um encontro de colecionadores”, explica o colecionador Mauro Vasconcellos.
Além da exposição, o encontro irá possibilitar a troca de conhecimento, a avaliação de peças que os visitantes possuam ou mesmo a compra e venda de produtos. “O colecionismo é uma prática saudável que traz organização, conhecimento e cultura, resgatando a história e preservando a memória e a cultura por meio dos objetos. As coleções trazem informações históricas e registram momentos da cultura de um povo que, se não guardadas, acabam sendo esquecidas ”, comenta o jornalista e colecionador João Ricardo Pupo.
Como os organizadores gostam de destacar, fazer uma coleção depende muito do interesse e objetivo do colecionador. Pode ser o resgate da memória pessoal, ligada à infância ou à família, ou mesmo coleção que objetivam guardar a memória coletiva. Existem coleções para todos os gostos e que exigem diferentes graus de atenção, sendo possível colecionar itens com pouco investimento. Não existe coleção “certa”, pois cada colecionador direciona sua atividade àquilo que ele quer ter, motivando seus objetivos pessoais.
O 1º Encontro de Colecionismo de Itapetininga tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itapetininga.
SERVIÇO
1º Encontro de Colecionismo de Itapetininga (SP)
Dias 20, 21 e 22 de outubro de 2023
Horário: 8 às 18h (sexta e sábado) 8 às 16h (domingo)
Local: Salão de eventos do Uni Hotel Colonial Flat
R. Francisco Corrêa da Silva, 290 – Jardim Alvorada, Itapetininga
Entrada: gratuita
Exposição, vendas, compra e avaliações