Em uma cerimônia repleta de emoção, foi inaugurada nesta quarta-feira (11), a nova Unidade de Saúde da Família – USF “Dra. Jacqueline Cardozo Vieira”, no Jardim Fogaça, em Itapetininga.
A solenidade contou com a presença de familiares e amigos da homenageada, além de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, usuários do posto de saúde, convidados, colaboradores e funcionários da nova unidade de saúde.
O novo Posto de Saúde do Jardim Fogaça conta com 11 novas salas, principalmente de clínica médica e de enfermagem, distribuídas em 300 metros quadrados. A unidade é dotada de sistema sustentável, com captação da água da chuva com reservatório de 3 mil litros que serão utilizados na limpeza externa e no cuidado com o projeto de paisagismo.
A construção teve indicação de recurso estadual no valor de 500 mil reais de indicação do então Deputado Estadual, Edson Giriboni e contrapartida da Prefeitura de Itapetininga no valor de mais de 310 mil reais, totalizando um investimento que supera os 810 mil reais, com novos equipamentos que agora, aparelham o posto.
Em discurso emocionado, o pai da homenageada, Calil Badin, mais conhecido como Coronel Badin, exaltou a luta da filha como médica de linha de frente na fase mais crítica da pandemia da Covid-19, fato que fez com que contraísse a doença na forma mais grave, e sua dedicação e profissionalismo enquanto profissional de saúde.
“Ela foi uma guerreira e hoje, é um anjo. Me lembro dela chegando triste quando a equipe não conseguia salvar alguém. Agradeço ao prefeito Jeferson por esta homenagem.Hoje não é um dia de tristeza”, disse, logo após convidar a todos a fazer a oração do Pai Nosso.
Visivelmente emocionado, o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, destacou a consternação gerada em toda sociedade itapetiningana pelo falecimento da Drª Jacqueline, seu legado à saúde de Itapetininga, a iniciativa da vereadora Cristiane Cardena na indicação da médica ao Posto de Saúde e a importância da nova unidade para a comunidade local.
“A Drª Jacqueline era aquela pessoa que, juntamente com seus colegas, esteve diretamente na linha de frente na pandemia e sua morte sensibilizou a todos nós. Ela foi uma guerreira. Esta nova unidade de saúde, que tanto vai contribuir com os moradores do Jardim Fogaça, recebe seu nome em uma justa homenagem”, concluiu.
Na sequência, os familiares da homenageada e o prefeito Jeferson descerraram a placa inaugural e o chefe do Executivo entregou à mãe da homenageada, Leoni Cardozo, uma réplica como lembrança.
Quem foi a Dra. Jacqueline Cardozo Vieira
A itapetiningana Jacqueline Cardozo Vieira, Servidora Pública Municipal, concursada na rede de Saúde, foi médica de Estratégia de Saúde da Família e atuava na USF da Vila Arruda, sempre esteve pronta para somar e disposta em apoiar as necessidades assistenciais do município.
Por ser especializada na área de cardiologia, tinha importante contribuição para atender a demanda de Cardiologia no Centro de Especialidades Médica do município (CIEMI).
Foi uma guerreira de linha de frente no período crítico da Pandemia, fazendo assistência ambulatorial para casos de Covid na Policlínica Municipal, bem como, na porta da emergência de atendimento a Covid do Pronto Socorro Municipal.
Diante de seu ofício de salvar vidas, contraiu a doença de forma grave, permanecendo hospitalizada por muitas semanas e, infelizmente, falecendo em 19 de dezembro de 2020, abalando profundamente e sensibilizando toda a gestão municipal, seus colegas da rede municipal de saúde e toda sociedade itapetiningana.