Na próxima quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 19h30, acontece a Missa de Posse de Padre Élcio Roberto de Góes como novo pároco da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Gorgônio.
Padre Élcio estava como Reitor da Basílica Nossa Senhora da Conceição de Tatuí desde 2013, e assume o lugar de Padre Reinaldo, que fará uma experiência vocacional em Boston, nos Estados Unidos.
Nesta mesma celebração, Padre Narciso de Jesus Iori será apresentado como o novo vigário da Catedral.
Saiba quem é Padre Élcio Roberto de Goes
Padre Élcio Roberto de Góes, nascido em 06 de junho de 1975, na cidade de Pilar do Sul, é o terceiro dos cinco filhos do casal Paulo Roberto de Góes e Benedita Machado de Góes, carinhosamente conhecidos como Paulo Pato e Ditinha. De infância e adolescência simples e interiorana, viu seus pais superaram as adversidades da vida e dar a ele e seus irmãos, a formação religiosa, pautada no amor, na fé em Cristo, na devoção a Nossa Senhora, dentro da Igreja Católica.
Ingressou então no Seminário Arquidiocesano São Carlos Borromeu, na cidade de Sorocaba, no ano de 1995, onde realizou o propedêutico. Cursou Filosofia na Universidade de Sorocaba – UNISO. Já no Seminário Arquidiocesano Bom Pastor, também da Arquidiocese de Sorocaba, cursou Teologia; está na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de São Paulo.
Foi ordenado Diácono no dia 01 de dezembro de 2001, na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Capela do Alto, pela imposição das mãos de Dom
Gorgônio Alves da Encarnação Neto, nosso Bispo Diocesano. Na mesma Paróquia exerceu o Diaconato, quando em 07 de dezembro de 2002, ocorreu então sua
ordenação Presbiteral, na Paróquia Bom Jesus do Bom Fim, na cidade de Pilar do Sul, também pela imposição das mãos de Dom Gorgônio.
Como Padre, foi Vigário Paroquial, da Paróquia Divino Espírito Santo, na cidade de Angatuba; Pároco da Paróquia São João Batista na cidade de Guareí; Pároco da
Paróquia São Pedro, na cidade de Torre de Pedra; Pároco da Paróquia São João Batista, na cidade de Itapetininga; Vigário Paroquial da Paróquia São Roque em
Itapetininga. Foi ainda Reitor do Seminário Diocesano São João Paulo II, da Diocese de Itapetininga, entre os anos de 2008 e 2013.
Padre Élcio chegou em Tatuí, para ajudar o então Pároco, Padre Miltom de Campos Rocha, que necessitara se afastar por problemas de saúde já agravados. Mas o que era para ser um breve período de auxílio, tomou proporção maior e, com a necessidade de afastamento definitivo do Padre Milton, no dia 01 de maio de 2013, foi lhe dado posse como Reitor e Pároco do então Santuário Nossa Senhora da Conceição. Padre Élcio é hoje Vigário Geral do Conselho de Presbíteros da Diocese de Itapetininga e Diretor Espiritual do Regional Sul 1 do ECC – Encontro de Casais Com Cristo.
Entre tantas realizações e feitos na cidade de Tatuí, sem dúvidas o mais marcante, foi o de conquistar, junto a Santa Sé em Roma e ao Papa Francisco, o título de Basílica Menor do até então Santuário Nossa Senhora da Conceição. Título merecido e conquistado graças a sua fé e perseverança. O badalar dos sinos da tarde do dia 10 de janeiro de 2022 e a sua voz embargada naquela transmissão ao vivo pelas mídias sociais, nos anunciava: Somos Basílica. A concessão fora realizada em
dezembro do ano anterior e ratificada com a Santa Missa do dia 21 de abril de 2022. Sem dúvida coroou as comemorações pelo ducentenário daquela Paróquia. Momento histórico de nossa Igreja, preparado com muito amor e piedade.
Fonte: Diocese de Itapetininga