O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), está implantando 800 placas fotovoltaicas em sua estrutura, em atitude sustentável e de redução de gastos. Parte do investimento no sistema de energia solar fotovoltaico é do Banco Bradesco e o restante da Enkyo.
A estimativa de economia é em torno de R$ 56 mil por mês, ou seja, R$ 672.000,00 por ano, dinheiro esse que será destinado ao custeio do HLOB. A instalação começou no dia 10 de janeiro e deve ser finalizada até o final do mês. Após finalização, será feito a habilitação para estar em funcionamento no mês de março. A previsão é que o payback (tempo de retorno dos investimentos) fique em dois anos e meio. Além da redução das contas, a iniciativa também gera ganhos ambientais, já que é um tipo de energia limpa, alternativa e renovável, sem impactos negativos ao meio ambiente e sem emissão de gases de efeito estufa.
“A energia solar é a segunda maior fonte de energia no Brasil. A Enkyo já utiliza a energia limpa em seus prédios e trazer para o HLOB é um ganho. Através do sistema solar, conseguimos um uso eficiente da energia! Esse sonho se torna realidade com a ajuda do Banco Bradesco e da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo”, finaliza Hélio Keichi Mori, presidente da Comissão Administrativa do HLOB.