Diante dos casos e do avanço dos casos de dengue em todo o Brasil, a deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) solicitou, por meio de Ofício no sábado, dia 10, à Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, repasse emergencial para o combate do mosquito transmissor da dengue para cidades com declaração de emergência em saúde.
“Estamos vivenciando um aumento expressivo e preocupante dos casos da doença, levando, em algumas cidades a superlotação do Sistema Único de Saúde. Esse recurso vai contribuir também para a realização de limpeza de espaços públicos que servem como criadouro do mosquito”, destacou a parlamentar no Ofício.
Nesta quinta-feira, dia 15, a deputada federal Simone Marquetto recebeu a informação do anúncio de R$ 1,5 bilhão de recursos para o enfrentamento emergencial da doença em todo o país, que já ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue.
Ainda de acordo com a parlamentar, os prefeitos devem enviar uma solicitação ao Ministério da Saúde comprovando a decretação de estado de emergência em saúde, o que deve ajudar em acelerar os repasses, que passarão a ser mensais, durante toda a vigência do alerta no local.
Os municípios devem encaminhar um plano de ação com o detalhamento das condições de saúde no local, a descrição da situação epidemiológica e a demonstração da necessidade de atendimento à população.