Um cachorro foi encontrado agonizando em uma casa no Jardim Leonel em Itapetininga na tarde de terça-feira (5). após uma denúncia feita ao Setor de Proteção Animal da Polícia Civil. Segundo a denúncia, o animal estaria sofrendo há semanas no local.
Ao chegar na residência, contando com o apoio da ONG UIPA, a Polícia Civil identificou um casal de adolescentes tutores do animal. Ao entrar no quintal, os agentes encontraram o cachorro de cor preta, absolutamente caquético, deitado sob o solo, sem conseguir se mexer, apresentando espasmos.
Uma médica veterinária foi acionada de forma particular para avaliar o animal, já que o estado era muito crítico. Além disso, foi acionada a perícia do Instituto de Criminalística.
A médica-veterinária Djiane Steidler ao fazer a anamnese do animal entendeu que o estágio de sofrimento era intenso há semanas e a chance de sobrevivência reduzidíssima, prescrevendo a necessidade de eutanásia no próprio local dos fatos.
Os adolescentes infratores foram encaminhados ao Plantão Policial, onde foram autuados de acordo com a Lei 8.069/90 e liberados para os responsáveis.