O prefeito Jeferson Brun anunciou nesta quinta-feira (21), a instalação em Itapetininga de uma filial da Equilíbrio, empresa 100% nacional, com matriz no estado de Goiás, que atua no mercado de fertilizantes.
O anúncio foi feito diretamente da sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e contou com as presenças do secretário da pasta, Guilherme Piai, do sócio-presidente da empresa, Clayton Monaco e da secretária Municipal de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, Walkyria Tavares.
O investimento previsto na instalação da companhia em Itapetininga será de R$ 50 milhões, com a geração de 400 postos de trabalho, entre diretos e indiretos.
De acordo com o secretário de Estado, Guilherme Piai, a instalação da filial em Itapetininga contribui para o fortalecimento do país no segmento de fertilizantes, insumo do qual o Brasil ainda é dependente do mercado externo.
Segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA), mais de 70% dos fertilizantes usados na agricultura brasileira são importados.
“O Brasil é muito dependente de fertilizantes de outros países e quanto mais empresas brasileiras produzirem isso, a gente deixa os recursos, as divisas e a geração de empregos aqui no nosso país. São Paulo está muito feliz com esse investimento. Parabéns ao empresário Clayton e ao prefeito que conseguiu conquistar este investimento para o município, um grande prefeito, um grande gestor”, destacou Piai.
O prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, enfatizou o momento de expansão da agricultura no estado de São Paulo e agradeceu aos gestores pelo apoio e credibilidade na escolha de Itapetininga para a instalação da empresa.
“Quero agradecer ao secretário Guilherme Piai que tem sido um grande apoio para Itapetininga. Realmente a agricultura no estado de São Paulo está crescendo, crescendo rápido e muito. Agradecer também ao nosso governador Tarcísio de Freitas que não tem poupado esforços para ajudar nossa cidade e todo o Sudoeste paulista, à nossa secretária Walkyria e, principalmente, a essa empresa fantástica, a Equilíbrio e ao Clayton, que é sócio-presidente. Parabéns Itapetininga”, concluiu o chefe do Executivo.
Soja é destaque em Itapetininga
Um dos indicadores de que a agricultura regional vem expandindo seu mercado está no fato de Itapetininga ser o primeiro município do Brasil em produtividade no cultivo da soja, superando os principais concorrentes do Centro-Oeste.
Em média, foram registradas de 4,8 toneladas por hectare. Os dados foram apurados pelo IBGE, que utilizou o ano base de 2021.
O município quase dobrou a produtividade do grão em 10 anos. Em 2012 a cidade registrava 3,5 mil hectares plantados passando para 25 mil hectares em 2022, um aumento de mais de 600%. A produtividade média do município aumentou de 40 para 70 sacas por hectare.
O município também é destaque no ranking de produção ao ocupar a 3ª colocação no Estado de São Paulo.
1ª no Estado e 2ª no Brasil para negócios na Agropecuária
A expansão da produtividade da soja no município também foi apontada no estudo publicado pela Revista Exame, edição 2023, que indica Itapetininga como uma referência na agropecuária, sendo a segunda colocada no Brasil neste segmento e a primeira no estado de São Paulo para fazer negócios nesta área.
Em relação ao ano anterior, o município subiu 20 posições. Com o estudo a cidade se destaca pelo crescimento de 71,77% na produção permanente, 23,97% na temporária e 10,84% na pecuária.