Após uma jornada de 22 horas de viagem e atravessarem três Estados, chegaram na manhã desta sexta-feira (10), as duas carretas que partiram de Itapetininga na última quarta-feira (08) com destino a Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, levando aproximadamente 80 toneladas em donativos às vítimas das fortes chuvas que castigaram o município gaúcho.
Nos mais de 1.100 km que separavam Itapetininga de Novo Hamburgo, os voluntários que conduziam os veículos enfrentaram desafios como chuvas acentuadas a partir do estado de Santa Catarina, causadas por nova frente fria na região, o que redobrou a atenção dos motoristas com relação ao transporte da carga de doações, e o tráfego intenso, com vários trechos de lentidão, devido ao excesso de veículos em diversas rodovias.
Na chegada a Novo Hamburgo, o comboio foi recepcionado pela prefeita do município, Fátima Daudt, que aguardava ansiosa juntamente com dezenas de colaboradores em um dos Pavilhões da Fenac – Centro de Eventos e Negócios, local onde, imediatamente, os caminhões começaram a ser descarregados e que também está sendo utilizado como abrigamento a 2.800 pessoas que tiveram suas casas invadidas pela enchente.
“Agora, sim! Agora quero te dar um abraço que, também, estou abraçando Itapetininga”, disse a prefeita muito emocionada ao abraçar o empresário Fernando Pereira de Andrade, proprietário da transportadora que, voluntariamente, disponibilizou as duas carretas para levar as doações e conduziu um dos veículos até Novo Hamburgo.
De mão em mão, alimentos, água potável, roupas, ração para animais, produtos de limpeza e de higiene pessoal, entre muitos outros itens, foram sendo cuidadosamente separados e armazenados para serem distribuídos à população do município atingida pelas chuvas.
“Eu preciso agradecer muito, mas muito mesmo, à cidade de Itapetininga, em São Paulo, ao prefeito Jeferson, ao Fernando que trouxe esses dois caminhões gigantes com doações e agradecer muito a população de Itapetininga, essa cidade maravilhosa, de coração gigante, pelas doações enviadas a Novo Hamburgo” – e concluiu – “Eu não tenho palavras para agradecer uma atitude tão linda quanto esta que Itapetininga fez. A todos o nosso amor, o nosso carinho e a nossa gratidão. Essas doações são extremamente importantes e elas chegam a quem mais precisa. Muito obrigada, prefeito Jeferson”, enfatizou a prefeita Fátima Daudt.
Um uma das redes sociais da prefeita de Novo Hamburgo, o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, respondeu aos agradecimentos da chefe do Executivo.
“Itapetininga agradece o reconhecimento, prefeita. Pode ter certeza de que nossas doações saíram daqui repletas dos nossos sentimentos de solidariedade e dos nossos votos de que Novo Hamburgo consiga se recuperar prontamente. Seguimos, daqui, rezando pela recuperação da cidade e do seu povo”, enfatizou o prefeito.
Doações para Novo Hamburgo seguem no Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga prorrogou até a próxima segunda-feira (13) , a entrega de doações para as vítimas das chuvas que castigaram a cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Nesta segunda etapa, de acordo com o FSS, a prioridade nas doações será água potável, produtos de limpeza e higiene pessoal, itens indispensáveis à população.
Nesta sexta-feira (10), o Fundo Social estará aberto em horário estendido, até às 22 horas, para receber os donativos. No sábado (11), o FSS ficará aberto até às 18 horas. No domingo (12), quando será celebrado o Dia das Mães, o local estará fechado.
A segunda remessa de doações deverá partir do Fundo Social com destino a Novo Hamburgo na próxima segunda-feira (13), juntamente com as 20 toneladas restantes de doações arrecadadas na primeira etapa da campanha.
O Fundo Social de Solidariedade fica à Praça Gaspar Ricardo, 01, no Centro (antiga Estação Ferroviária).