A deputada federal Simone Marquetto é autora do Projeto de Lei 1040/202 que incentiva ações de publicidade contra o racismo no futebol. “Meu time do coração, São Paulo Futebol Clube, abraçou o PL para reforçar que não há espaço para o racismo dentro de campo ou em qualquer outro lugar”, destacou a deputada em São Paulo.
Na partida contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, o SPFC, mostrou ao Brasil que o MorumBIS, que contou com mais de 39 mil torcedores, destacou no telão a seguinte frase de combate ao racismo. “O projeto de Lei de n° 1040/2024 fomenta ações de combate ao racismo no futebol, assim como o SPFC, que acredita que não há espaço para o racismo neste jogo ou em qualquer lugar. Aqui no MorumBIS, combatemos o racismo juntos. Não toleramos discriminação, dentro ou fora do campo. Denuncie qualquer incidente. Vamos erradicar o racismo e promover a igualdade racial, unidos em cada jogada! #JuntosContraoRacismo”.
Nas camisetas dos jogadores havia menções ao Observatório do Racismo no Futebol da CBF. A parlamentar Simone Marquetto é a mais nova integrante do Grupo de Trabalho do Observatório. “Unidos em cada jogada, vamos erradicar o racismo do nosso país”, disse a deputada federal.
Em nome do presidente do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares, parabenizou e agradeceu toda a equipe do SPFC pelo acolhimento. “Estamos Juntos Contra o Racismo”, concluiu. Na oportunidade, a deputada federal Simone Marquetto encontrou o lateral esquerdo do SPFC, Welington Damascena. Estavam também na Tribuna de Honra, o vice-presidente do São Paulo Futebol Clube, Harry Massis, o conselheiro Onofre Boccuzzi, o diretor de ESG, Riscos e Compliance, Roberto Armelin.